10 livros que seus filhos podem ler para se tornarem pessoas melhores

Ensine seus filhos sobre direitos humanos básicos, da educação à igualdade, e os defensores por meio desses livros interessantes e fáceis de ler.

livros infantis direitos humanosDia dos Direitos Humanos: Apresente esses livros a seus filhos. (Fonte: Amazon)

A Assembleia Geral das Nações Unidas celebra o Dia dos Direitos Humanos anualmente em 10 de dezembro para homenagear a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos no mesmo dia, em 1948. Aqui estão alguns livros que você pode fazer com que seus filhos leiam para ensiná-los sobre o básico direitos humanos, da igualdade à educação.

The Why Why Girl de Mahasweta Devi (idade: 6+)

Este livro é sobre uma jovem chamada Moyna, que mora em uma aldeia tribal. Ela não vai à escola porque tem que trabalhar, mas está cheia de perguntas. O narrador a ajuda a encontrar respostas para todos os porquês nos livros que Moyna aprende a ler sozinha.

Todos nós nascemos livres: a Declaração Universal dos Direitos Humanos em imagens da Amnistia Internacional (idade: 6+)

Este livro ilustrado celebra a Declaração Universal dos Direitos Humanos (assinada em dezembro de 1948) por meio de belas ilustrações e é uma leitura perfeita para crianças. O livro inclui obras de artistas renomados, incluindo Axel Scheffler, Peter Sis, Satoshi Kitamura, Alan Lee, Polly Dunbar, Jackie Morris, Debi Gliori, Chris Riddell, Catherine e Laurence Anholt, entre outros.

livro infantilFonte: Amazon

Ano das Ervas Daninhas por Siddhartha Sarma (Idade: 9+)

Este livro gira em torno de Korok de uma pequena aldeia Gond em Odisha, que luta contra as forças do estado para proteger sua aldeia e seu povo, que foi convidado a desocupar as terras para fins de mineração por uma empresa.

Todo ser humano tem direitos: uma declaração fotográfica para crianças por Mary Robinson (Prefácio), National Geographic (idade: 10+)

Este livro enumera os 30 direitos declarados na declaração de 1948 das Nações Unidas, do direito à vida à saúde. Os direitos são apoiados por comentários emocionais de outras crianças, juntamente com ilustrações.

Pelo direito de aprender: a história de Malala Yousafzai, de Rebecca Langston-George (idade: 8+)

Este livro narra a história da ativista e mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel Malala Yousafzai, que desafiou o Talibã e passou a defender a educação feminina.

Pancho Rabbit e o Coyote: A Migrant’s Tale de Duncan Tonatiuh (Idade: 6+)

Este livro ilustrado explica as dificuldades da imigração por meio de uma alegoria. Ele gira em torno de um jovem coelho chamado Pancho que aguarda o retorno de seu pai, que migrou para o extremo norte para ganhar a vida. Quando Papa Coelho não volta para casa no dia que deveria, Pancho embarca em uma jornada para encontrar seu pai. Mas a jornada não é fácil.

O presente do menino tapete por Pegi Deitz Shea (idade: 6+)

Este livro narra a história de Nadeem, um menino paquistanês, que anseia por liberdade e educação para si mesmo e outras crianças que trabalham em uma fábrica de tapetes para pagar empréstimos do proprietário da fábrica aos pais. Leia também:8 livros infantis sobre o tema da paz

Separar nunca é igual: Sylvia Mendez e sua família na luta pela dessegregação por Duncan Tonatiuh (idade: 6+)

O livro gira em torno de Sylvia Mendez, uma menina de oito anos de ascendência mexicano-porto-riquenha, que teve sua admissão negada em uma escola para crianças brancas, numa época em que hispânicos eram enviados para escolas mexicanas. Isso faz com que seus pais organizem a comunidade hispânica e entrem com um processo no tribunal federal local, o que levou ao importante caso de desagregação da educação em 1946.

livro infantilFonte: Amazon

Brave Girl: Clara and the Shirtwaist Makers ’Strike de 1909 por Michelle Markel (idade: 5+)

Esta é uma biografia de livro ilustrado de uma imigrante ucraniana, que não fala inglês, Clara Lemlich, que lutou contra a desigualdade e liderou a maior greve de mulheres trabalhadoras na América nos anos 1900.

Martelo de Yasmin por Ann Malaspina (idade: 5+)

Yasmin, uma menina de Bangladesh, deseja estudar, mas precisa trabalhar na olaria para ganhar dinheiro para sua família. Enquanto ela sonha em aprender a ler, ela surge com um plano secreto uma noite para tornar seu sonho realidade. Por meio de um conto poderoso, o livro oferece uma perspectiva renovadora sobre o valor da educação.