30 Citações de Alexandre, o Grande, que o levam à grandeza

Alexandre o grande é uma das figuras mais memoráveis ​​da história pelo que foi capaz de realizar quando era jovem. Ele conquistou a maior parte do mundo conhecido durante seu tempo antes que a maioria dos jovens hoje tenha saído da faculdade.

Em uma jornada de onze anos, ele cavalgou mais de 10.000 milhas, lutou e venceu 70 batalhas e conquistou territórios do Egito à Índia. Ele foi chamado de “o grande” devido às suas incomparáveis ​​habilidades diplomáticas e gênio militar em termos de lidar com as diferentes populações que conquistou.

Jovem alexandre

Aristóteles Tutoria de Alexandre, de Jean Leon Gerome Ferris

Alexandre III da Macedônia , também conhecido como Alexandre o grande , viveu de 21 de julho de 356 aC a 10 ou 11 de junho de 323 aC. Ele era filho de Olímpia e do rei Filipe II da Macedônia. Ele foi ensinado a cavalgar e lutar por ninguém menos que Leônidas de Épiro , um parente de sua mãe.

Lisímaco de Acarnânia foi convocado pelo rei para ensinar Alexandre a escrever, ler e tocar lira. Pelos próximos três anos, ele foi ensinado por Aristóteles . Eles permaneceram em correspondência durante todas as campanhas de Alexandre na última parte de sua vida.

Qual é o valor líquido de Jack Nicholson?

Alexandre, o Rei da Macedônia

Alexandre o grande

Durante o festival de casamento da irmã de Alexandre, o rei Filipe II foi morto por um nobre macedônio chamado Pausânias. Então, com 19 anos, Alexandre estava determinado a tomar o trono de qualquer maneira que pudesse. Ele acabou ganhando o apoio do exército macedônio, bem como o apoio de oficiais de alto escalão com quem havia lutado antes.

Alexandre foi proclamado rei feudal pelo exército, que também o ajudou a matar todos os outros herdeiros em potencial da coroa. Olympia permaneceu leal ao filho, então ela também agiu e assassinou a filha do rei Filipe II e de Cleópatra. Ela até levou a própria Cleópatra ao suicídio.

Apesar de ser o rei feudal da Macedônia, Alexandre ainda não tinha controle sobre a Liga Coríntia. Os estados do sul da Grécia até mesmo se dividiram ao celebrar o falecimento de Filipe II. Alexandre enviou seu exército para o sul e forçou toda a região da Tessália a reconhecer sua liderança.

Conquistas Notáveis

Em 334, Alexandre iniciou sua expedição asiática e chegou a Tróia naquela primavera. Ele travou uma batalha com o exército do rei Dario III em algum lugar perto do rio Granicus. Assim como todas as suas campanhas anteriores, Alexandre saiu vitorioso durante sua guerra com as forças de Dario.

Dario e Alexandre se enfrentaram novamente no verão de 333. Enquanto o exército de Alexandre estava em menor número pelo inimigo, ele usou táticas militares para ter a vantagem. O grande conquistador surgiu com formações que colocaram os persas de joelhos, fazendo com que Dario fugisse.

Sua próxima agenda era assumir o Egito. Alexandre não quebrou a cabeça com essa conquista porque o Egito caiu instantaneamente sem qualquer resistência. Quando o exército persa finalmente entrou em colapso, Alexandre foi nomeado “Rei da Ásia, Rei da Babilônia e Rei dos Quatro Quartos do Mundo”.

Campanhas Finais

Enquanto Alexandre estava na Ásia central, ele se apaixonou pela filha de um governante local chamada Roxana. Ela acabou se tornando sua última esposa.

Seus homens já estavam cansados, mas ele continuou avançando para uma terra que os gregos chamavam de “Índia” (embora fosse na verdade o atual Paquistão). Ele usou a cidade de Taxila como base de operações após formar uma aliança com outro governante local chamado Taxiles.

Em troca dos suprimentos e da cidade dados a ele por Taxiles, Alexandre teve que lutar contra um governante local chamado Poro. Alexandre concordou em lutar contra seu exército, que supostamente incluía 200 elefantes enormes. A batalha ocorreu no rio Hydaspes em 326 a.C.

Porus estava na margem oposta enquanto assumia uma posição defensiva. Alexandre tomou seu tempo e explorou a área antes de construir uma frota de navios. Ele os usou para dar a Porus uma falsa sensação de segurança, fazendo-o responder às forças de Alexandre que faziam parecer que iam cruzar o rio.

Alexandre atacou novamente no meio da noite e ele aprendeu que a cavalaria de Porus não era tão experiente quanto a dele. Apesar de ser capturado no final, Porus ainda teve a coragem de dizer a Alexandre para tratá-lo como um rei. Impressionado com suas palavras ousadas, Alexandre decidiu torná-lo um aliado.

Morte

Alexandre estava planejando assumir Roma e Cartago, mas ele morreu devido à malária. Ele tinha 32 anos quando faleceu na Babilônia (hoje Iraque) em 323 AC. Poucos meses após sua morte, sua esposa Roxana deu à luz seu filho. Após a morte de Alexandre, todo o seu império caiu e as nações dentro dele lutaram umas contra as outras pelo poder.

Talvez o legado mais significativo deixado por Alexandre foi a proliferação da cultura grega. Seu reinado pavimentou o caminho para uma nova era na história conhecida como Era Helenística. Até hoje, a cultura grega continua a ter uma influência poderosa em todas as áreas que Alexandre conquistou antes.

Aqui estão as citações mais memoráveis ​​de Alexandre o grande para inspirar você a viver seus sonhos e vencer seus medos.

“Não há nada impossível para quem tenta.” - Alexandre o grande

Citações de Alexandre o Grande

“Estou em dívida com meu pai por viver, mas com meu professor para viver bem. ” - Alexandre o grande

Citações de Alexandre o Grande