4 mortos no colapso da mina do México, 3 ainda desaparecidos

As minas de carvão na área foram atingidas por acidentes mortais no passado. Um acidente em 19 de fevereiro de 2006, na mina Pasta de Conchos nas proximidades de Sabinas, Coahuila, matou 65 mineiros, mas apenas dois corpos foram recuperados.

Produzido pelos EUA, México pretende retomar plantas industriaisO presidente Andres Manuel Lopez Obrador disse que uma barragem ou tanque de contenção desabou, causando a enchente. (REUTERS)

Os corpos de mais três mineiros foram retirados de uma pequena mina de carvão em um estado fronteiriço ao norte do México no domingo, elevando para quatro o número de mortos confirmados nas enchentes e colapso parcial do poço. Três mineiros continuaram desaparecidos e os esforços de busca continuaram.

Os mineiros mortos foram encontrados em uma pequena mina de carvão no estado de Coahuila, onde há anos há reclamações sobre as condições inseguras das minas de carvão.

O escritório federal de defesa civil disse que as equipes de resgate trabalharam durante a noite. As autoridades disseram originalmente que um total de seis mineiros estavam presos, mas o governo do estado de Coahuila confirmou no domingo que sete estavam trabalhando na mina quando o acidente ocorreu.

Os esforços se concentraram em bombear água para fora da mina. O Exército enviou uma equipe de 28 membros especializada na busca de vítimas em estruturas desabadas e estava usando dois cães treinados na mina.

A mina Micaran, localizada no município de Muzquiz, parece ser um tipo de poço profundo, estreito e a céu aberto com paredes de terra íngremes, com pelo menos um túnel no fundo escavando na face de carvão. A área fica a cerca de 130 quilômetros a sudoeste de Eagle Pass, Texas.

As autoridades mexicanas cancelaram a busca e fecharam a mina cinco dias após o acidente, argumentando que não era segura devido ao gás tóxico.

O Centro de Direitos Humanos Miguel Agustin Pro publicou uma carta das famílias dos mineiros mortos no desastre de Pasta de Conchos, dizendo que as minas de carvão na área violam rotineiramente os códigos de segurança.

As famílias disseram que um dos corpos encontrados na mina de Micaran era de um mineiro que havia reclamado das condições de segurança no local.

Lamentamos muito sua morte, porque ele foi um corajoso mineiro que apresentou uma queixa contra esta mina em outubro, escreveu o grupo de famílias em um comunicado. Ele estava tentando salvar sua própria vida e a de seus colegas de trabalho.

O grupo de parentes revisou as condições em um grande número de minas desde 2006 e relatou que cerca de 100 mineiros morreram em acidentes desde o acidente de Pasta de Conchos. Em recentes inspeções em minas, eles disseram, eles encontraram mineiros trabalhando com tênis, sem equipamentos de segurança, água potável ou monitores de gás.

A regra continua sendo que essas minas operam em condições deploráveis, escreveu o grupo. Por décadas, as minas foram autorizadas a operar sem cumprir as leis.

Muitas das minas de pequena escala de Coahuila têm toras ásperas e telhados de estanho usados ​​para escorar túneis. Os mineiros descem sobre baldes de carvão bruto em cabos puxados por motores de automóveis.

A questão é fundamental para Lopez Obrador, que prometeu obter justiça para as famílias dos mineiros e, ao mesmo tempo, aumentar a quantidade de carvão que o governo compra para queimar nas usinas.

Lopez Obrador escreveu em suas contas nas redes sociais que as forças federais estavam ajudando no esforço e disse: Esperamos que o resgate seja positivo para os parentes e para todos.