6 maneiras fáceis de aumentar a autoestima do seu filho

Fonte: Getty Images

Por Dr. Akhil Shahani

Auto-estima pode ser definida como a crença de um indivíduo em seu próprio valor e capacidade de enfrentar desafios. Pessoas com alta autoestima assumem a responsabilidade por suas ações e são motivadas a se empenhar em atingir seus objetivos. Pessoas com baixa autoestima podem ter objetivos semelhantes aos de níveis mais altos, mas não acreditam que sejam dignos e farão menos esforço para alcançá-los. Seria óbvio apontar que ter um alto nível de autoestima é a chave para alcançar qualquer forma de sucesso neste mundo.

Como pai amoroso, você obviamente gostaria que seu filho crescesse com um alto nível de auto-estima. Aqui estão seis maneiras fáceis de aumentar a auto-estima de seu filho:

Dê a eles escolhas

Um componente-chave da auto-estima é ter a sensação de estar no controle de uma situação. Se você quer que seu filho faça algo, não apenas os instrua. Influenciá-los de tal forma que eles sintam que é sua escolha. Por exemplo, se você quer que seu filho coma saudável, não diga a ele para comer apenas uma maçã, dê-lhe a opção de comer uma maçã, uma banana ou uma pêra. Fazer a escolha irá ajudá-los a se sentir no controle, embora as opções reais tenham sido definidas por você para atingir seu objetivo final de uma alimentação saudável.

Leia | Como criar uma criança confiante e feliz

Outro componente é construir seu sentimento de realização de pequenas maneiras. Em vez de vestir seu filho em idade pré-escolar, faça-o aprender a se vestir sozinho. Pode demorar mais, mas ela definitivamente se sentirá orgulhosa quando fizer isso.

Crie resiliência

A capacidade de enfrentar o fracasso e seguir em frente é outro aspecto da alta auto-estima. Quando seu filho perde um jogo ou se sai mal em um teste, não simpatize muito. Em vez disso, pergunte o que planejam fazer para ter sucesso na próxima vez.

Não os menospreze

Nunca faça afirmações generalizadas para seu filho que ele não é inteligente ou se comporta mal. Se eles fizeram algo errado, você pode mostrar sua desaprovação nessa questão específica e perguntar como eles vão melhorar. Não os faça sentir que suas capacidades gerais são deficientes.

Leia | Saúde mental e física das crianças: Por que o ambiente certo é importante

Não dê elogios gerais

Como um reverso do ponto anterior, não dê elogios gerais a seu filho por ele ser muito inteligente ou criativo, especialmente se ele não fez nada naquela época para mostrar essas qualidades. As crianças podem sentir quando estão recebendo elogios imerecidos. É melhor elogiá-los pelo esforço que fizeram para realizar uma tarefa específica, para que se sintam mais competentes sobre suas habilidades.

Seja um bom modelo

Em última análise, a maneira como você se comporta influenciará o comportamento de seu filho muito mais do que o que você diz a ele. Portanto, sempre aja de forma que eles acreditem que você tem um alto nível de autovalorização e estejam confiantes para enfrentar qualquer desafio, independentemente de como você realmente se sinta por dentro.

O que é fácil sobre as seis dicas acima é que elas não exigem nenhum recurso além da sua vontade de mudar sua própria mentalidade quando se trata de criar seu filho.

(O escritor é o Diretor Administrativo, The Shahani Group.)