O Talibã do Afeganistão não falará na Assembleia Geral da ONU

O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse que, na sexta-feira, o atual embaixador da ONU no Afeganistão, Ghulam Isaczai, que representa o governo agora deposto do ex-presidente Ashraf Ghani, está listado como representante do país.

O debate geral da AGNU começará terça-feira, com Covid-19 e sustentabilidade na agenda. (Foto: Twitter / Presidente da UNGA)

É quase certo que os governantes talibãs do Afeganistão não terão a oportunidade de falar na reunião de líderes mundiais da Assembleia Geral da ONU deste ano.

O Taleban desafiou as credenciais do embaixador do antigo governo do Afeganistão, que depôs em 15 de agosto, e pediu para representar o país no Debate Geral de alto nível da assembléia. Tudo começou terça-feira e termina segunda-feira, com o representante do Afeganistão como o orador final.

O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse que, a partir de sexta-feira, o atual embaixador da ONU no Afeganistão, Ghulam Isaczai, que representa o governo agora deposto do ex-presidente Ashraf Ghani, está listado como representante do país.

[oovvuu-embed id = 12a3a950-f4a0-4737-9f81-90a51fb71817 ″ frameUrl = https://playback.oovvuu.media/frame/12a3a950-f4a0-4737-9f81-90a51fb71817″ ; playerScriptUrl = https://playback.oovvuu.media/player/v1.js%5D

Notícias do mundo hoje|Dê uma olhada em 5 desenvolvimentos noturnos em todo o mundo

A principal razão é que o comitê da Assembleia Geral que decide sobre os desafios de credenciais não se reuniu e é altamente improvável que se reúna no fim de semana.

A porta-voz da Assembleia, Monica Grayley, disse na quarta-feira que o comitê de nove membros geralmente se reúne em novembro e emitirá uma decisão no devido tempo.

O Taleban, que invadiu a maior parte do Afeganistão no mês passado quando as forças dos EUA e da OTAN estavam nos estágios finais de sua caótica retirada do país após 20 anos, argumenta que agora está no comando e tem o direito de nomear embaixadores.

Em uma carta ao secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, o recém-nomeado ministro das Relações Exteriores do Taleban, Ameer Khan Muttaqi, disse que Ghani foi deposto em 15 de agosto e que os países em todo o mundo não o reconhecem mais como presidente.

Modi nos EUA: cúpula da UNGA| Todas as atualizações mais recentes aqui

Portanto, disse Muttaqi, Isaczai não representa mais o Afeganistão e o Talibã estava nomeando um novo representante permanente da ONU, Mohammad Suhail Shaheen. Ele foi um porta-voz do Taleban durante as negociações de paz no Catar.

Temos todos os requisitos necessários para o reconhecimento de um governo, disse Shaheen à Associated Press na quarta-feira. Portanto, esperamos que a ONU, como órgão mundial neutro, reconheça o atual governo do Afeganistão.

Quando o Taleban governou pela última vez de 1996 a 2001, a ONU se recusou a reconhecer seu governo e, em vez disso, deu o assento do Afeganistão ao governo anterior, dominado por senhores da guerra, do presidente Burhanuddin Rabbani, que foi morto por um homem-bomba em 2011.

Foi o governo de Rabbani que trouxe Osama bin Laden, o mentor do 11 de setembro, do Sudão para o Afeganistão em 1996.

O Taleban disse que deseja reconhecimento internacional e ajuda financeira para reconstruir o país devastado pela guerra. Mas a composição do novo governo do Taleban representa um dilema para as Nações Unidas. Vários dos ministros interinos - incluindo Muttaqi - estão na chamada lista negra da ONU de terroristas internacionais e financiadores do terrorismo.

Os membros do comitê de credenciais também podem usar o reconhecimento do Taleban como alavanca para pressionar por um governo mais inclusivo que garanta os direitos humanos, especialmente para as meninas que foram impedidas de ir à escola durante o governo anterior e mulheres que não podiam trabalhar.

Os membros do comitê são os Estados Unidos, Rússia, China, Bahama, Butão, Chile, Namíbia, Serra Leoa e Suécia.

Um funcionário do Departamento de Estado dos EUA disse no início desta semana que o comitê levaria algum tempo para deliberar.

Portanto, parece que o Taleban terá que esperar, e Isaczai falará sobre um país para o qual o governo que ele representou fugiu sem que seu exército resistisse.