A Argentina não está descartando um ataque cibernético em uma grande queda de energiaUm homem está dentro de uma loja sem energia durante um apagão, em Buenos Aires, Argentina, domingo, 16 de junho de 2019. (AP Photo / Tomas F. Cuesta)

A Argentina disse que não está descartando um ataque cibernético após o que o presidente Mauricio Macri chamou de um blecaute sem precedentes que atingiu cinco países sul-americanos no domingo. Macri disse que a Argentina está investigando o incidente, que começou com uma falha ainda não explicada em sua rede elétrica que levou a interrupções na Argentina, Uruguai, Brasil, Chile e Paraguai.

Embora um ataque cibernético não seja a hipótese principal, ele não pode ser descartado, disse o secretário de Energia da Argentina, Gustavo Lopetegui, a jornalistas em Buenos Aires. Um problema técnico ou simples umidade pode ter causado a pane, disse Carlos Garcia Pereira, chefe da Transener, a maior operadora de transmissão de energia da Argentina.

Esta manhã, uma falha no sistema de transmissão costeira causou uma queda de energia em todo o país, cuja causa ainda não podemos determinar com precisão, disse Macri em uma série de comentários no Twitter. Este é um caso sem precedentes que será minuciosamente investigado.

A Administração Nacional de Eletricidade do Paraguai disse que o colapso começou com um evento ainda inexplicado na rede elétrica da Argentina, que levou a uma falha que desconectou todos os geradores da hidrelétrica de Yacyretá da rede regional na manhã de domingo.

Ressaltando a vulnerabilidade das redes transfronteiriças a falhas locais, a paralisação interrompeu as eleições regionais na Argentina e cortou a energia de milhões na segunda maior economia da América do Sul. A natureza integrada da rede regional significa que a interrupção também afetou Brasil, Chile e Paraguai, disse a concessionária estadual uruguaia UTE em um comunicado.

Essa cadeia de eventos foi anormal, disse Lopetegui.

Governor Races A eletricidade foi restaurada em cerca de metade das áreas afetadas na Argentina às 14h30, mais de sete horas depois, e agora está 100% restaurada, de acordo com o Ministério da Energia. A energia elétrica foi restaurada para 99% dos clientes no Uruguai, de acordo com a concessionária estatal UTE.

O apagão atrasou a votação de domingo nas eleições para governador nas províncias argentinas de Santa Fé, Formosa e San Luis. Os eleitores marcaram as cédulas à luz de velas ou usando seus telefones celulares como lanternas em meio a um protocolo de emergência, relatou o jornal Clarin.

As eleições para governador em Tierra del Fuego, no sul, não foram afetadas pela paralisação porque a província está separada do resto da rede elétrica do país.

Os negócios que normalmente funcionavam aos domingos permaneceram fechados. O serviço telefônico também era intermitente. Várias fotos panorâmicas compartilhadas nas redes sociais mostraram grandes áreas de Buenos Aires sem luzes acesas.

Quando comecei meu trabalho, não havia eletricidade no prédio, as ruas estavam vazias, nenhuma loja aberta, disse a moradora de Buenos Aires Maria Carrera por telefone por volta do meio-dia. Não fui capaz de preparar o café da manhã e ainda não temos energia.

A interrupção foi provocada por uma falha que afetou o sistema de transmissão de Yacyretá, fazendo com que a energia fosse cortada automaticamente e provocando uma falha na rede às 7h07 na Argentina, disse a Secretaria de Energia. Esse incidente fez com que geradores em uma usina hidrelétrica na fronteira do Paraguai e da Argentina repentinamente desligassem.