A mãe artista dá lições de vida para a filha no Instagram

Sujata Tibrewala, Pankhuri KohliSujata Tibrewala com sua filha Pankhuri Kohli (Fonte: Sujata Tibrewala)

Por Zofeen Maqsood

‘Oh, até onde as mães vão por seus filhos’ - a frase não pode ser mais verdadeira para a mãe artista Sujata Tibrewala. No início deste mês, Tibrewala teve uma ideia única para marcar o 22º aniversário de sua filha Pankhuri Kohli e compartilhar suas lições de vida ao lado. Sujata decidiu utilizar um meio com o qual os jovens se identificam e decidiu fazer um carretel do Instagram para cada um dos 21 dias anteriores ao aniversário de sua filha.

TAMBÉM LEIA| 7 hábitos de vida para ensinar aos seus filhos

Sujata usou todos os seus anos de sabedoria para curar bobinas cativantes e impactantes com uma mensagem importante. O que é revigorante é que suas mensagens não são enfadonhas ou algo que a maioria dos pais indianos recomendaria, como ter interesse em acadêmicos ou construir uma carreira sólida. Sujata pode ser vista dizendo a sua filha por meio de bobinas para questionar o patriarcado, falar o que pensa, não se preocupar em não se dar 100 por cento para tudo e até mesmo em pausas em seus estudos e carreira se isso lhe der paz mental.

Para Sujata, uma profissional de tecnologia ocupada que trabalhava para uma multinacional líder no Vale do Silício e artista florescente, Instagram Reels não era algo que ela fazia diariamente como a maioria dos jovens. Mas isso não a deteve. Ela tirou um fim de semana e fez um breve curso de Skillshare sobre produção de bobinas para conhecer o meio. E antes que você pensasse que os rolos são apenas diversão e jogos, Sujata tem uma importante sabedoria de vida não convencional tecida em seus rolos todos os dias para sua filha.

Como começou

Falando à Express Parenting em um telefonema de sua casa na Califórnia, Sujata disse: Eu aprendi uma coisa desde cedo como mãe. Você tem que ensinar as crianças em uma língua que elas apreciem. Mesmo quando minha filha era pequena, nunca tentei explicar as coisas a ela de maneira condescendente. Tentei fazer amizade com ela e depois compartilhar coisas com base em minha experiência como, digamos, uma amiga mais velha. Então, agora, quando ela é adulta e está em um marco importante em sua vida, aceitei o desafio de alcançá-la em um tom que os jovens estão usando.

TAMBÉM LEIA| Dietista compartilha 10 segredos comprovados para uma vida saudável

Paternidade contra a maré

Ao dar conselhos à filha em crescimento que vão contra os mandatos tradicionais, Sujata comenta, acredito que as crianças prosperam quando você lhes dá a liberdade de escolha e não tenta obrigá-las a rebaixar os limites. Se você confiar neles, eles se tornarão mais responsáveis. Fazer regras nem funciona para crianças, esqueça as crianças mais velhas.

Uma postagem compartilhada por Sujata Tibrewala (@ sujata.tibre)

Sujata também diz que a maioria dos pais pensa que a parte crucial da paternidade são os anos de formação, mas a paternidade nunca para realmente; você apenas tem que se moldar conforme a criança cresce. Ela conta, dei liberdade de escolha à minha filha, desde criança. Por exemplo, quando ela tinha apenas 5 a 6 anos, durante o inverno, quando saíamos, ela se recusava a usar um suéter. Eu entendi que ficar dentro de casa, ela não percebe que estaria frio lá fora. Então, eu não a forçaria, mas apenas manteria um na minha bolsa. Quando saíamos, ela sentia frio e pedia um suéter. É uma coisa pequena, mas deixá-los explorar o mundo por conta própria constrói o caminho para torná-los adultos que se valorizam.

TAMBÉM LEIA| Ensine a seus filhos práticas nutricionais saudáveis ​​desde cedo

Deixe-os perguntar

Outro conselho importante que Sujata dá às mães jovens é nunca dissuadir as perguntas dos filhos, por mais repetitivas ou fúteis que pareçam. Ela explica: As crianças são naturalmente curiosas. Eles aprendem fazendo perguntas e repetindo-as, bem, milhares de vezes. Eu tinha lido isso em um livro de desenvolvimento infantil e fazia sentido para mim. Então, quando minha filha era pequena, dei esta regra aos avós de ambos os lados e ao meu marido de que eles deveriam responder às perguntas dela, não importa o quão estúpido e quantas vezes ela perguntasse, como se ela estivesse perguntando da primeira vez. Hoje, ela entende mais sobre o mundo do que eu e isso porque eu a deixo cruzar certas linhas convencionais e a deixo livre para perguntar, para questionar certas práticas.

A ênfase de Sujata em dar livre arbítrio às crianças se reflete em seus vídeos, pois ela incentiva sua filha a não amar alguém até que ela respeite sua liberdade de escolha ou diga não também!

Reinicialização dos pais

Sujata também diz, jurei desde o início que não farei o estudo uma tarefa árdua ou, mesmo, comer, por falar nisso. Ela comeu o quanto ela quis e o que ela quis. Nunca me sentei formalmente para ensiná-la. Estava na hora dela e durante o jogo.

Ela acrescenta: Hoje, ela é graduada em ciências políticas pela University College of San Diego. Não a forçamos a escolher uma carreira. Ela decidiu tirar um ano sabático para fazer uma introspecção sobre o que ela quer fazer em sua vida. Estamos deixando-a ir com o fluxo. Meus Instagram Reels são apenas uma extensão do que eu ensinei a ela ao longo dos anos. Espero que outras crianças da idade dela se beneficiem com isso.

Para todas as últimas notícias para pais, faça o download Indian Express App.