Fatos e planilhas sobre bomba atômica

Quando um átomo de material radioativo se divide em átomos mais leves, ocorre uma liberação repentina e poderosa de energia. Usado apenas duas vezes na guerra - ambos pelos Estados Unidos contra o Japão - o bomba atômica é uma arma poderosa que usa a energia nuclear como fonte de energia explosiva.

Consulte o arquivo de fatos abaixo para obter mais informações sobre a bomba atômica ou, alternativamente, você pode baixar nosso pacote de planilhas de bomba atômica de 23 páginas para utilizar na sala de aula ou no ambiente doméstico.

Fatos e informações importantes

A ORIGEM DE UMA ARMA PODEROSA

• O Projeto Manhattan foi o codinome do projeto secreto de pesquisa e engenharia do governo dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial que desenvolveu as primeiras armas nucleares do mundo.
  • Isso foi em resposta à carta de Albert Einstein ao presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, alertando que a Alemanha pode estar desenvolvendo uma bomba atômica. Para evitar calamidades, o gênio recomendou que os EUA fizessem o mesmo.
  • Muito do trabalho foi realizado em Los Alamos, Novo México, sob a supervisão do físico teórico J. Robert Oppenheimer.
  • Empresas privadas participaram do desenvolvimento da bomba atômica. A DuPont ajudou a preparar urânio adequado para armas e outros componentes necessários para fazer as bombas. Os materiais foram processados ​​em reatores localizados em Oak Ridge, Tennessee, e Hanford, Washington.
  • Os isótopos urânio-235 e plutônio-239 foram selecionados pelos cientistas atômicos para causar a fissão. Esse processo cria nêutrons produzidos pela divisão dos átomos, que atingem os núcleos próximos e produzem mais fissão, liberando energia a cada divisão. Isso é conhecido como reação em cadeia e é o que causa uma explosão atômica.
  • O urânio natural consiste apenas em cerca de 0,7% de U-235 em comparação com o abundante U-238. A primeira tarefa dos cientistas foi extrair o U-235 para produzir a bomba atômica.
  • Semelhante ao U-235, o P-239 precisava de extração cuidadosa para criar efetivamente a fissão ao detonar a bomba atômica.

O gatilho para encerrar a guerra

• Após seis anos de guerra na Europa, os Aliados derrotaram as duas Forças do Eixo - Alemanha e Itália - em maio de 1945, deixando apenas o Japão no lado oriental do mundo.
  • Dois meses depois, a bomba atômica foi concluída e testada na escuridão da manhã em uma instalação de teste militar em Alamogordo, Novo México.
  • A explosão resultou em uma enorme nuvem em forma de cogumelo e poderosas ondas sônicas que quebraram janelas de casas a até 50 milhas do local de teste.
  • A guerra com o Japão continuou até agosto de 1945. Isso levou os EUA a conceber táticas que forçariam as forças japonesas a se render. Detonar as bombas atômicas estava entre as opções.
  • Apesar das advertências ao presidente Harry Truman sobre a iminente morte em massa caso as bombas fossem detonadas, ele autorizou seu uso depois que o Japão se recusou a se render, apesar da ameaça de 'destruição imediata e total'.
  • No total, a bomba atômica resultou em 210.000 mortes de civis no período de quatro meses após a explosão.

DEPOIS DA BOMBA A

• A detonação das bombas atômicas liberou enormes quantidades de energia térmica, ou calor, atingindo temperaturas de vários milhões de graus na própria explosão da bomba.
  • Essa energia térmica criou uma grande bola de fogo, cujo calor acendeu fogos terrestres que incineraram Nagasaki e Hiroshima no ponto zero.
  • A detonação produziu imediatamente uma forte onda de choque que se propagou a partir da explosão por vários quilômetros, perdendo gradualmente sua força ao longo do caminho. A onda destruiu edifícios a vários quilômetros do local da detonação.
  • Grandes quantidades de nêutrons e raios gama também foram emitidos; esta radiação letal diminuiu rapidamente ao longo de 1 a 2 milhas da explosão.
  • As correntes de convecção criadas pela explosão sugaram poeira e outros materiais para a bola de fogo, criando a característica nuvem em forma de cogumelo de uma explosão atômica.
  • Os efeitos de longo prazo da exposição à radiação também aumentaram as taxas de câncer de 10-44% entre os sobreviventes. Isso reduziu a expectativa de vida dos sobreviventes e de seus filhos para 1,3 anos.

Planilhas de bomba atômica

Este é um pacote fantástico que inclui tudo o que você precisa saber sobre a bomba atômica em 23 páginas detalhadas. Estes são planilhas da bomba atômica prontas para usar que são perfeitas para ensinar os alunos sobre a bomba atômica. Quando um átomo de material radioativo se divide em átomos mais leves, ocorre uma liberação repentina e poderosa de energia. Usada apenas duas vezes na guerra - ambas pelos Estados Unidos contra o Japão - a bomba atômica é uma arma poderosa que usa a energia nuclear como fonte de energia explosiva.

Lista completa das planilhas incluídas

• Atom Bomb Facts
  • Mentes Atômicas
  • Ficão nuclear
  • Gêmeos Atômicos
  • Dissecando o ingrediente
  • Urânio-235
  • Plutônio-239
  • O triste caso do desastre de Kyshtym
  • Depois do átomo
  • Colagem atômica
  • Arma de Destruição em Massa

Link / cite esta página

Se você fizer referência a qualquer conteúdo desta página em seu próprio site, use o código a seguir para citar esta página como a fonte original.

O link aparecerá como Fatos e planilhas sobre a bomba atômica: https://kidskonnect.com - KidsKonnect, 28 de julho de 2018

Use com qualquer currículo

Essas planilhas foram projetadas especificamente para uso com qualquer currículo internacional. Você pode usar essas planilhas no estado em que se encontram ou editá-las usando o Apresentações Google para torná-las mais específicas para os níveis de habilidade dos alunos e padrões curriculares.