O PM Minnis das Bahamas admite derrota nas eleições gerais

Minnis esperava se tornar o primeiro primeiro-ministro em 24 anos a conquistar um segundo mandato de cinco anos. Mas o PLP de Davis ganhou impulso com uma campanha focada no que chamou de má gestão do governo do surto de COVID-19 e da economia, que viu o desemprego subir para cerca de 20% e o déficit fiscal inflar durante a pandemia.

'De manhã, nos ergueremos como uma nação e enfrentaremos os desafios que virão', disse Davis à mídia depois que Minnis reconheceu. 'Obrigado por ver as possibilidades do que podemos construir juntos para nossos filhos e netos. (Arquivo)

O primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, reconheceu na quinta-feira a derrota nas eleições gerais na cadeia de ilhas do Atlântico, recuperada de um aumento nos casos de COVID-19 e da queda na economia dependente do turismo devido à pandemia.

Minnis ligou para seu adversário Philip Davis para parabenizá-lo e seu Partido Liberal Progressivo (PLP) pela vitória na votação. Ofereci-lhe meus melhores votos, pois seu governo agora enfrenta a luta contínua contra COVID-19 e a restauração de nossa economia, Minnis, o líder do partido Movimento Nacional Livre (FNM), disse em um comunicado.

Minnis esperava se tornar o primeiro primeiro-ministro em 24 anos a conquistar um segundo mandato de cinco anos. Mas o PLP de Davis ganhou impulso com uma campanha focada no que chamou de má gestão do governo do surto de COVID-19 e da economia, que viu o desemprego aumentar para cerca de 20% e o déficit fiscal inflar durante a pandemia.

Pela manhã, nos ergueremos como uma nação e enfrentaremos os desafios que virão, Davis disse à mídia depois que Minnis reconheceu. Obrigado por ver as possibilidades do que podemos construir juntos para nossos filhos e netos.

Cerca de 119 novos casos de COVID-19 foram confirmados na quarta-feira, elevando o número ativo para 1.679 no país de apenas 400.000 pessoas, enquanto a taxa de positividade oscilou em torno de 25 por cento nas últimas seis semanas. Julian Rolle, presidente da Autoridade de Hospitais Públicos, disse à mídia das Bahamas que se tornou difícil equipar adequadamente as instalações de saúde, uma vez que cerca de 5 a 10% dos funcionários foram colocados em quarentena devido à exposição ao vírus.

Minnis argumentou que não se pode confiar no PLP para reviver uma das economias mais prósperas da região do Atlântico-Caribe, onde o turismo é responsável por cerca de 50% da produção e 60% do emprego.

Sob sua supervisão, as Bahamas receberam um recorde de 1,8 milhão de visitantes em 2019 e o Ministro do Turismo, Dionisio D'Aguilar, disse que tinha como meta 1 milhão de chegadas aéreas para 2021. O PLP de Davis agora enfrenta alguns desafios formidáveis ​​no cargo devido ao COVID-19 e seus contínuo impacto na saúde e na economia.

O arquipélago espalhado que se estende desde o leste da Flórida até perto de Cuba também ainda está se reconstruindo depois de ser atingido em 2019 pelo furacão Dorian, um dos mais fortes furacões caribenhos já registrados, que matou pelo menos 74 pessoas e deixou muitas outras desaparecidas.

A dívida nacional era de US $ 10,356 bilhões no final de junho de 2021, de acordo com o Ministério das Finanças das Bahamas, que prevê um déficit fiscal de US $ 951 milhões para 2021-2022. Gowon Bowe, presidente-executivo do Fidelity Bank (Bahamas), um banco de capital aberto, disse à Reuters: A realidade é que não nos resta muito espaço de manobra. Não haverá lua de mel para uma nova administração. Vai ser certo sobre o negócio porque há muitas coisas que temos que corrigir.