O novo programa da BBC Taboo narra a história da East India Company, mas é estranhamente silencioso sobre a Índia

tabu, programa de TV Taboo, Taboo British show, BBC show, BBC Taboo, Taboo show, East India Company, governo britânico na Índia, British na Índia, Tom Hardy, drama Taboo FX, drama Taboo, notícias da ÍndiaO cenário da série é o conflito militar entre a Grã-Bretanha e a América em 1812.

Quando um agressivo e problemático James Delaney interpretado por Tom Hardy abordou o advogado de seu pai a respeito de um pedaço de terra deixado por seu pai morto, ele foi severamente informado sobre a força da organização contra a qual estava lutando. Company) era uma empresa comercial, agora é o Deus Todo-Poderoso. Nenhum governo do mundo se atreve a enfrentá-lo. Ele possui a terra, o oceano, a porra do céu acima de nossas cabeças. Tem mais homens, mais armas e mais navios do que todas as nações cristãs compiladas.

Passado no início do século XIX, quando o poder da Companhia das Índias Orientais estava no auge, Taboo, a série contínua de oito partes exibida na BBC 1 dirigida por Sir Ridley Scott, narra a história de uma das organizações mais poderosas da história da humanidade . O cenário da série é o conflito militar entre a Grã-Bretanha e a América em 1812. Nesse contexto, está o poder da Companhia das Índias Orientais em decidir o destino do império. A descrição de Sir Scott do EIC está longe de ser um exagero. No início do século XIX, a EIC era quase um braço do governo britânico, auxiliando em seus esforços para estender seu alcance pelo mapa mundial.

As origens da EIC residem em certos desenvolvimentos na Inglaterra do século XVII que atuaram como um catalisador para aumentar a curiosidade no Oriente. No final do século XVI, escritores, tradutores e viajantes envidaram todos os esforços para divulgar informações sobre o Oriente, instigando assim o desejo por produtos, principalmente produtos de luxo da região. O desenvolvimento das técnicas de navegação auxiliaram no processo. No entanto, o maior fator por trás da glória alcançada pela EIC deve ser atribuído às mudanças políticas da era elisabetana. Conforme escrito pelo historiador Phillip Lawson em sua história da Companhia das Índias Orientais, a ascensão da Rainha Elizabeth I em 1558 pareceu às gerações posteriores de escritores e estudiosos o exato momento em que as restrições mais debilitantes à expansão inglesa no exterior retrocederam.

Quando a rainha desejou expandir seus poderes para o leste, ela simplesmente fretou uma empresa comercial e garantiu seu sucesso de todas as maneiras possíveis. Os esforços da monarquia britânica para obter reconhecimento econômico em todo o mundo também precisam ser localizados na crescente maré de imperialismo entre a maioria das outras potências europeias.

No entanto, falando sobre a representação da EIC em Taboo, a historiadora Andrea Major diz que o poder da organização mostrado por Sir Scott não é apenas inflado, mas também, a série esquece aspectos e episódios em que a EIC foi realmente influente. Em particular, o comércio de ópio, a pobreza rural e a fome e a extração injusta de receita dos pobres são aspectos sobre os quais a série britânica silencia completamente.

A ausência mais marcante, no entanto, é a da conexão do EIC com a Índia. Popularmente conhecida como a 'Jóia da Coroa', a Índia era, sem dúvida, o orgulho do Império Britânico. Foi também a região da qual extraiu o máximo de riqueza e poder. Estranhamente, embora os americanos, chineses e africanos sejam mencionados em várias ocasiões, o subcontinente indiano é mencionado minuciosamente em alguns casos extremamente insignificantes.

O verdadeiro significado da série britânica é a representação da política interna suja do EIC. Embora os historiadores muitas vezes aludam à vastidão do material disponível para o estudo do regime da empresa, a descrição de Sir Scott do segredo em que funcionava é um lembrete da limitação dos estudiosos em seu alcance às fontes. Conforme escrito por Major, a política desagradável e implacável mostrada na série é realmente um lembrete ao mundo das raízes imorais da globalização atual.