Bielo-Rússia condena a ativista Maria Kolesnikova sob acusações de 'extremismo'

Um tribunal de Minsk considerou a ativista da oposição Maria Kolesnikova culpada por tentar tomar o poder e por extremismo. Kolesnikova, que rasgou seu passaporte para evitar a expulsão, pode pegar 11 anos de prisão.

Maria Kolesnikova enfrenta 11 anos de prisão por seu papel em protestos da oposição | Fonte da imagem: AA / Stringer / Sputnik / imagem aliança

Foi proferido um veredicto de culpado no caso envolvendo a ativista bielorrussa Maria Kolesnikova. O ativista foi acusado de tentativa de tomada do poder e de extremismo pelas autoridades bielorrussas.

Kolesnikova é membro do Conselho de Coordenação da oposição e foi preso em setembro. Ela agora enfrenta uma sentença de prisão de 11 anos.

[oovvuu-embed id = 05a3072c-ca81-4ad9-85e2-cf7ad4b3fded frameUrl = https://playback.oovvuu.media/frame/05a3072c-ca81-4ad9-85e2-cf7ad4b3fded” ; playerScriptUrl = https://playback.oovvuu.media/player/v1.js%5D

A UE condenou o flagrante desrespeito aos direitos na sequência da condenação de Kolesnikova e apelou à sua libertação imediata e incondicional. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, condenou a sentença vergonhosa e politicamente motivada de Kolesnikova.

Quem é Maria Kolesnikova?

Kolesnikova tem sido uma figura chave da oposição na liderança das manifestações após a disputada vitória eleitoral do presidente Alexander Lukashenko há quase exatamente um ano, em 9 de agosto de 2020.

O jovem de 39 anos foi músico e trabalhou em projetos culturais. Ela passou vários anos morando em Stuttgart, Alemanha.

Ela então se juntou à campanha eleitoral do ex-banqueiro Viktor Babariko. Babariko foi condenado a 14 anos atrás das grades em julho, enquanto o regime de Lukashenko reprime figuras da oposição após a votação polêmica.

As autoridades bielorrussas tentaram expulsar Kolesnikova em setembro de 2020. A agência de segurança do país a levou até a fronteira com a Ucrânia na tentativa de removê-la à força do país. Kolesnikova rasgou seu passaporte e voltou para a Bielo-Rússia, onde foi presa.

Quando seu julgamento começou na semana passada, ela dançou e sorriu em contínuos atos de desafio ao regime de Lukashenko.

Quando a vemos no tribunal, ela tenta segurar e manter sua energia positiva e, toda vez que a vemos, ela tenta sorrir, disse Maria Dryndova, analista da Bielo-Rússia da Universidade de Bremen à DW.

A repressão da Bielo-Rússia aos oponentes

Milhares de opositores políticos foram presos e muitos que fugiram do país e agora vivem no exílio.

Em um desses casos, a velocista olímpica bielorrussa Krystsina Tsimanouskaya se recusou a deixar Tóquio depois de receber ordens da equipe técnica para voltar para casa. A atleta disse que corre perigo caso volte.

Ela está atualmente vivendo no exílio na Polônia depois que o país lhe concedeu um visto humanitário.

As autoridades têm como alvo jornalistas e ativistas pró-democracia nas últimas semanas, conduzindo centenas de ataques.

Os vizinhos bálticos da Bielo-Rússia também acusam Minsk de direcionar intencionalmente migrantes irregulares para suas fronteiras em uma tentativa de pressionar a UE a reconsiderar as sanções contra o regime de Lukashenko.