Berlim se prepara para protestos contra medidas contra o coronavírus

Os legisladores alemães devem debater e, em seguida, votar um projeto de lei que fornecerá a base legal para regras de distanciamento social, requisitos para usar máscaras em público e fechamento de lojas e outros locais para reduzir a propagação do vírus.

Alemanha, Polícia de Berlim, Berlim COVID-19A polícia usa canhões de água para limpar uma estrada bloqueada entre o Portão de Brandenburgo e o prédio do Reichstag, sede do parlamento federal alemão, enquanto as pessoas participam de uma manifestação de protesto em frente ao Portão de Brandemburgo em Berlim, Alemanha, quarta-feira, 18 de novembro de 2020 contra as restrições ao coronavírus na Alemanha. A polícia em Berlim solicitou milhares de reforços de outras partes da Alemanha para lidar com os protestos planejados por pessoas que se opõem às restrições ao coronavírus. (AP Photo / Michael Sohn)

A polícia de Berlim, reforçada por forças de todo o país, isolou um amplo perímetro ao redor do centro governamental da capital na quarta-feira, antes dos protestos esperados enquanto o parlamento vota um projeto de lei que fortaleceria a capacidade do governo de impor restrições ao coronavírus.

Uma série de protestos planejados fora do prédio do parlamento alemão Bundestag foram proibidos por questões de segurança, mas muitos outros protestos foram registrados em outras áreas de Berlim.

Uma cerca foi colocada em torno de uma ampla área, incluindo o Bundestag e escritórios parlamentares próximos, a chancelaria federal e a residência e escritórios presidenciais, caso algum manifestante decidisse desafiar a proibição.

Uma grande multidão se reuniu na manhã de quarta-feira em frente ao famoso Portão de Brandemburgo, não muito longe do parlamento. Poucos usavam máscaras ou mantinham o distanciamento social recomendado.

Uma manifestação no início deste mês na cidade oriental de Leipzig terminou em caos quando milhares de manifestantes desafiaram as ordens da polícia para usar máscaras e, mais tarde, se dispersar. Alguns participantes agrediram policiais e jornalistas.

Embora tais medidas sejam apoiadas pela maioria das pessoas na Alemanha, uma minoria vocal tem feito manifestações regulares em todo o país, argumentando que as restrições são inconstitucionais.

Espera-se que as medidas sejam aprovadas tanto pela câmara baixa quanto pela alta câmara do parlamento e sejam rapidamente assinadas pelo presidente da Alemanha.

A Alemanha, que tem sido elogiada por lidar com a primeira onda do vírus, viu 13.000 mortes confirmadas pelo vírus na pandemia, um quarto do número de mortes na Grã-Bretanha.