Juiz de SC mais sênior do Butão, alto oficial do Exército detido em caso de 'conspiração'

Disse que o ex-brigadeiro da RBG Thinley Tobgay teria obtido ilegalmente alguns documentos do RBA sobre a aquisição de veículos das Nações Unidas e estava tentando usar os documentos para prejudicar o COO.

Butão, juiz do Butão SC preso, juiz preso no Butão, oficial do Exército do Butão detido, expresso indianoO juiz Tshering disse recentemente que havia estudado direito na Universidade de Bombaim.

Em um caso que está sendo percebido como uma suposta conspiração envolvendo os mais altos escalões do judiciário e dos militares no Butão, a polícia do país prendeu o juiz mais graduado de sua Suprema Corte, um oficial superior do Exército e um juiz distrital por supostamente planejando substituir o Chefe de Justiça do Butão, o chefe do Exército e um oficial superior da lei.

De acordo com o jornal oficial estatal do Butão, Kuensel, a polícia do Butão deteve na quarta-feira o juiz mais graduado da Suprema Corte, Kuenlay Tshering, junto com o drangpon (juiz associado) da unidade administrativa Pemagatshel Dzongkhag, Yeshey Dorji.

A propósito, o juiz Kuenlay Tshering estava presente quando o juiz S A Bobde foi empossado como presidente da Suprema Corte da Índia em novembro de 2019.

Kuensel relatou que as duas prisões foram feitas depois que um ex-comandante da Guarda Real, Brigadeiro Thinley Tobgye, foi detido em conexão com uma conspiração criminosa contra o Oficial de Operações - equivalente ao chefe do Exército - do Exército Real do Butão.

O suposto caso de conspiração criminosa veio à tona depois que uma mulher que foi presa há alguns meses revelou detalhes sobre a relação conspiratória. De acordo com fontes, os três supostamente queriam se tornar o Diretor de Operações da RBA, Chefe de Justiça da Suprema Corte e o procurador-geral ou registrador geral da Suprema Corte, disse o relatório.

O Bhutanese, um jornal privado, deu um relato mais detalhado do caso.

Ontem à noite, após o horário de expediente, a Polícia Real do Butão deteve o Juiz da Suprema Corte Kuenlay Tshering (Banco Elefante ou Banco 1) e Pemagatshel Dzongkhag Drangpon (juiz distrital de Pemagatshel) Yeshey Dorji. O juiz Kuenlay foi detido em sua casa. Isso ocorreu após a detenção anterior do ex-comandante da Guarda Real, Brigadeiro Thinley Tobgay, disse o relatório.

De autoria do editor do The Bhutanese Tenzing Lamsang, o relatório citando fontes disse que os três foram detidos no mesmo caso de tentativa de incriminar o atual Diretor de Operações da RBA, Goongloen Gongma (Tenente General) Batoo Tshering no que está sendo chamado de falso caso de corrupção.

O relatório disse que o brigadeiro foi acusado de usar uma mulher chamada Khandu Wangmo para passar esses documentos ao juiz Tshering para armar as acusações para que pudessem ser enviados à Comissão Anticorrupção do Butão para um caso contra o COO.

Ele disse que o juiz distrital Yeshey Dorji não está diretamente envolvido no processo acima, mas foi detido porque estava ciente do que estava acontecendo.

O butanês relatou, citando fontes, que os três acusados ​​eram amigos bem conhecidos.

A motivação do grupo era assumir os cargos de COO, Chefe de Justiça do Supremo Tribunal e do Procurador-Geral ou do Secretário-Geral do Supremo Tribunal, disse.

O caso foi enviado ao Tribunal Distrital de Thimphu na manhã de quarta-feira com base na investigação da polícia.

Fontes em Nova Delhi consideraram a situação atual sem precedentes na nação do Himalaia, acrescentando que a Índia estava acompanhando de perto o caso em Thimphu.