Biden se reunirá com o presidente sul-coreano em 21 de maio

'O presidente Biden espera trabalhar com o presidente Moon para fortalecer ainda mais nossa aliança e expandir nossa cooperação', disse a Casa Branca em um comunicado.

joe Biden, pacote de alívio ambíguo de Biden, plano de alívio ambíguo dos republicanos, Biden sobre os republicanos, notícias mundiais, notícias dos EUA, expresso indianoPresidente dos EUA, Joe Biden. (Erin Scott / The New York Times)

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, visitará a Casa Branca em 21 de maio para conversações com o presidente dos EUA, Joe Biden, destacando a aliança de ferro entre os dois países, disse a Casa Branca na quinta-feira.

O presidente Biden espera trabalhar com o presidente Moon para fortalecer ainda mais nossa aliança e expandir nossa estreita cooperação, disse a Casa Branca em um comunicado. O evento marcará a segunda cúpula presencial com um líder estrangeiro da presidência de Biden, que começou em janeiro. Ambos os encontros foram com aliados asiáticos.

A primeira, no início deste mês, foi com o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga. O secretário de imprensa sênior de Moon, Chung Man-ho, disse em um briefing televisionado que os dois líderes reafirmarão a solidez da aliança de seus países e esperam expandir a cooperação abrangente e recíproca com base na amizade das duas nações.

Biden identificou a ascensão da China como o desafio geopolítico preeminente que os Estados Unidos enfrentam e tem trabalhado para angariar apoio entre os aliados na região para combater o que os Estados Unidos consideram como práticas abusivas de mercado e direitos humanos da China.

A reunião também tratará da cooperação estreita entre a Coreia do Sul e os EUA para avançar na desnuclearização completa da península coreana e uma política de paz duradoura, bem como cooperação prática, incluindo economia e comércio, e a resposta aos desafios globais, como mudanças climáticas e COVID-19, disse Chung.

A administração democrata de Biden diz que está nos estágios finais de sua revisão da política para conter o programa nuclear na Coreia do Norte. A Coreia do Norte rejeitou o desarmamento unilateral e não deu nenhuma indicação de que está disposta a ir além de declarações de amplo apoio ao conceito de universal desnuclearização