O projeto de lei da Câmara (HR 5517), que também foi proposto para marcar o 150º aniversário de nascimento de Mahatma Gandhi, afirma a amizade entre a Índia e os EUA e homenageia as contribuições de Gandhi e King.

Projeto de lei para promover o legado de Mahatma Gandhi, Martin luther King Jr. apresentado na US HouseMartin Luther King Jr (à esquerda) e Pai da Nação Mahatma Gandhi.

Um projeto de lei foi apresentado na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos para promover o legado do Pai da Nação Mahatma Gandhi e Martin Luther King Jr. Apresentando o projeto, o lendário líder dos direitos civis dos Estados Unidos, o congressista John Lewis, buscou uma alocação orçamentária de US $ 150 milhões para o próximo cinco anos, o que equivale a US $ 30 milhões a cada ano.

Saudando a introdução do projeto de lei, o embaixador da Índia nos EUA, Harsh Vardhan Shringla, disse que ele reforça os estreitos laços culturais e ideológicos entre a Índia e os EUA. A presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, apoiou o projeto.

O projeto de lei também propõe o estabelecimento de uma Fundação de Desenvolvimento Gandhi-King, que será criada pela USAID de acordo com as leis indianas. Ele está sendo co-patrocinado por seis outros legisladores democratas, três dos quais são índio-americanos - Dra. Ami Bera, Ro Khanna e Pramila Jayapal. Três outros congressistas são Brenda Lawrence, Brad Sherman e James McGovern.

De acordo com o projeto de lei, um conselho administrativo convocado pelos governos dos Estados Unidos e da Índia supervisionaria as doações a ONGs nas áreas de saúde, poluição e mudança climática, educação e empoderamento das mulheres.

Propondo o estabelecimento de uma Iniciativa de Intercâmbio Acadêmico Gandhi-King com uma alocação de US $ 2 milhões para os próximos cinco anos até 2025, o projeto incluirá um fórum educacional anual para acadêmicos da Índia e dos Estados Unidos, realizado alternadamente nos dois países. O foco também será no estudo das obras e filosofias de Gandhi e King e visitas a locais históricos.