Crimes de guerra da Bósnia-Croata condenado Slobodan Praljak morre após ser envenenado em tribunal da ONU

Praljak bebeu um líquido no tribunal e adoeceu rapidamente. Ele foi tratado pela equipe médica do tribunal, mas faleceu no hospital HMC em Haia.

Criminoso de guerra da Bósnia-Croata bebe veneno, Slobodan Pralja bebe veneno, Tribunal penal internacional de Slobodan Pralja, Criminoso de guerra da Croácia, Bósnia-Herzegovina, Justiça penal internacional, Crimes de guerra, Notícias do mundo, CroáciaAcabei de beber veneno, disse Praljak ao atordoado tribunal. Eu não sou um criminoso de guerra. Eu me oponho a esta convicção. (Foto: Reuters)

Um ex-comandante militar croata da Bósnia engoliu o que disse ser veneno em um tribunal de crimes de guerra da ONU na quarta-feira e morreu pouco depois de perder um recurso contra sua pena de 20 anos de prisão.

O aparente suicídio de Slobodan Praljak no tribunal, que foi transmitido em um feed de vídeo, veio nos minutos finais do último julgamento no Tribunal Criminal Internacional para a Ex-Iugoslávia, que fecha no próximo mês após 24 anos.

O barbudo Praljak, de 72 anos, foi levado ao hospital após beber de um frasco ou copo enquanto um juiz do ICTY lia as decisões de apelação contra ele e cinco outros criminosos de guerra croatas-bósnios condenados, disse o porta-voz do tribunal Nenad Golcevski.

Acabei de beber veneno, disse Praljak ao atordoado tribunal. Eu não sou um criminoso de guerra. Eu me oponho a esta convicção. Depois de engolir a bebida, Praljak sentou-se novamente e afundou em sua cadeira, de acordo com um advogado que estava no tribunal na época.

Praljak bebeu um líquido no tribunal e adoeceu rapidamente, disse Golcevski. Ele foi tratado pela equipe médica do tribunal, mas faleceu hoje no hospital HMC em Haia, disse ele.

Aviso: visuais perturbadores

O juiz Carmel Agius apressadamente suspendeu as audiências e a sala do tribunal foi declarada cena de crime pelas autoridades holandesas. Enquanto uma investigação forense estava em andamento, a câmara foi fechada e o público disse para sair.

Não tire o copo! Disse Agius, instruindo os guardas a baixarem as cortinas e bloquearem uma divisória de vidro que separa o pátio do público.

Nos momentos caóticos que se seguiram, guardas e paramédicos entraram e saíram correndo da sala do tribunal e as ambulâncias foram embora.

O primeiro-ministro croata Andrej Plenkovic, cujo país foi patrono das forças nacionalistas croatas-bósnias na guerra da vizinha Bósnia de 1992-95, disse lamentar a morte de Praljak e ofereceu condolências à sua família.

O seu ato fala mais sobre a profunda injustiça ética para com os seis croatas da Bósnia e o povo croata.

A leitura da sentença, que também tratava de recursos contra condenações e sentenças contra cinco outros condenados croatas-bósnios, foi retomada mais de duas horas depois que Praljak bebeu o aparente veneno.

O incidente ofuscou as decisões de apelação, que eram importantes para a Croácia - suspendeu uma sessão do parlamento para que os legisladores pudessem acompanhar a audiência.

NÃO É UM CRIMINAL DE GUERRA

O ICTY manteve as condenações de Praljak, bem como de Jadranko Prlic, ex-líder político do dissidente estadual croata da Bósnia durante a guerra, junto com militares e policiais da Bósnia Croata Bruno Stojic, Milivoj Petrovic, Valentin Coric e Berislav Pusic.

Os juízes decidiram que houve uma conspiração criminosa, com o envolvimento do governo croata sob o então presidente Franjo Tudjman - que morreu em 1999 - visando a limpeza étnica da população muçulmana de partes da Bósnia para garantir o domínio croata ali.

Os réus receberam na quarta-feira sentenças que variam de 10 a 25 anos. A decisão não pode ser apelada.

Praljak foi condenado por seu papel na prisão ilegal de 1.000 muçulmanos bósnios. Ele foi considerado culpado de assassinato e perseguição e por expulsar muçulmanos do território reivindicado pelos croatas na Bósnia.

O presidente da presidência interétnica da Bósnia do pós-guerra, Dragan Covic, um croata, disse: (Praljak) mostrou ao mundo inteiro que tipo de sacrifício ele está pronto a fazer para provar que não é um criminoso de guerra.

Anteriormente, dois réus que aguardavam o julgamento do ICTY, ambos sérvios, cometeram suicídio enforcando-se em suas celas da ONU, de acordo com documentos judiciais. Slavko Dogmanovic morreu em 1998 e Milan Babic foi encontrado morto em sua cela em 2006.

O ICTY indiciou 161 suspeitos ao todo da Bósnia, Croácia, Sérvia, Montenegro e Kosovo em conexão com as atrocidades nas guerras étnicas durante a década de 1990. Dos 83 condenados, mais de 60 deles eram de etnia sérvia.

O principal suspeito do tribunal, o ex-presidente sérvio e iugoslavo Slobodan Milosevic, morreu de um ataque cardíaco em março de 2006, meses antes de uma decisão em seu julgamento de genocídio.

Na semana passada, o ex-comandante militar sérvio da Bósnia Ratko Mladic foi condenado por genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade por assassinatos em massa de muçulmanos e o cerco de Sarajevo e sentenciado à prisão perpétua.

Os advogados de Mladic tentaram atrasar o veredicto no meio da leitura, dizendo que ele estava doente demais para continuar, e Mladic foi retirado do tribunal depois de gritar que os juízes eram mentirosos.