Economia do Brasil em ‘recuperação sem empregos’ após aumento da inflação

Na pesquisa da Reuters, a taxa média de desemprego no Brasil para 2021 era projetada em um recorde de 14,2%, de acordo com a mediana das estimativas de 20 economistas.

Muitos brasileiros viram seus empregos desaparecerem durante a pandemia. Os críticos também culpam as políticas pró-negócios do presidente Jair Bolsonaro. (Reuters / Adriano Machado)

A economia do Brasil continuará experimentando uma chamada recuperação de desemprego após o aumento da inflação deste ano, enquanto as perspectivas de crescimento no México parecem melhores, apesar das preocupações com uma política monetária potencialmente mais rígida nos Estados Unidos, mostrou uma pesquisa da Reuters.

Superficialmente, a perspectiva macro do Brasil está melhorando à medida que os consumidores ignoram a pandemia COVID-19, as empresas aproveitam o renascimento dos negócios de M&A e o setor agrícola prospera com a forte demanda global.

No entanto, as atualizações recentes nas projeções do produto interno bruto estão em conflito com uma série de problemas. O aumento da inflação, atualmente o principal problema, deve ser seguido por um desemprego persistentemente alto no próximo ano, quando os brasileiros votarem nas eleições gerais.

Como a economia levará algum tempo para reabsorver trabalhadores e trazer de volta o emprego, continuamos esperando que o desemprego médio permaneça em dois dígitos este ano em 13,6%, de também 13,6% em 2020, escreveram analistas do Bank of America em um relatório.

O alto desemprego limitará a inflação de serviços, que representa quase 40% da manchete, disse o banco. Os preços ao consumidor subiram este ano devido à desvalorização da moeda e outros fatores, forçando o banco central a se tornar ultra-hawkish.

Na pesquisa da Reuters, a taxa média de desemprego do Brasil para 2021 foi projetada em um recorde de 14,2%, de acordo com a estimativa mediana de 20 economistas entrevistados de 5 a 13 de julho. Isso contrastou com um aumento significativo nas projeções do PIB.

Em uma amostra mais ampla de 40 entrevistados, a economia número 1 da América Latina foi projetada para expandir 5,1% em 2021, bem acima do clipe mais modesto de 3,2% visto na pesquisa de abril. As expectativas de inflação também subiram, de 5,1% no último trimestre para 6,5%.

Muitos brasileiros viram seus empregos desaparecerem durante a pandemia. Os críticos também culpam as políticas pró-negócios do presidente Jair Bolsonaro. O governo aponta outros dados que mostram sólida geração de empregos.

Como a eleição presidencial de 2022 ainda está a mais de um ano, Bolsonaro e seu provável adversário, o ex-presidente de centro-esquerda Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não anunciaram formalmente suas candidaturas.

No México, o presidente Andres Manuel Lopez Obrador parece estar em terreno mais firme do que seu homólogo brasileiro. Enquanto ambos enfrentam escândalos de corrupção, Lopez Obrador está sofrendo muito menos.
Da mesma forma, a economia do México está voltando em melhor forma, com maior crescimento e menor inflação do que o Brasil. O PIB mexicano e os preços ao consumidor devem aumentar 5,9% e 5,1%, respectivamente, este ano, contra 4,7% e 3,9% na pesquisa de abril.

Os mexicanos estão acompanhando de perto o plano do Federal Reserve dos EUA para começar a reverter com cuidado seu amplo estímulo. Até agora, foi bem recebido através da fronteira, e não como um obstáculo contra os fluxos de capital.

Ao contrário de uma redução no crescimento esperado do Brasil em 2022, de 2,3% para 2,2%, a pesquisa prevê que a economia do México cresça 2,9% no próximo ano, acima do recuo de 2,5% visto na pesquisa de abril.

Em um relatório, os analistas do BBVA México escreveram: Revisamos em alta nossa projeção de PIB para 2022 de 2,8% para 3,0%, impulsionada por uma perspectiva de investimento melhorada. Esse aumento provavelmente permitirá que o emprego privado formal atinja seu nível pré-pandêmico no 1T22