Cerco ao Capitólio: FBI prende homem do Arkansas de foto dentro do escritório de Pelosi

Richard Barnett foi acusado de entrar no escritório de Nancy Pelosi, onde 'deixou um bilhete e removeu parte da correspondência do palestrante'.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi (D-Califórnia), caminha até seu escritório após abrir o plenário da Câmara no Capitólio em Washington na segunda-feira, 28 de dezembro de 2020. (Al Drago / The New York Times)

O FBI prendeu um homem do Arkansas que foi fotografado sentado em uma mesa no escritório da presidente da Câmara, Nancy Pelosi, após a invasão do Capitólio por uma multidão de apoiadores do presidente Donald Trump, anunciaram as autoridades.

Richard Barnett foi preso em Little Rock na sexta-feira, de acordo com Ken Kohl, o principal subprocurador federal em Washington.

Kohl disse que Barnett foi acusado de entrar no escritório de Pelosi, onde deixou um bilhete e removeu parte da correspondência do orador.

Barnett, 60, enfrenta três acusações federais: intencionalmente entrar ou permanecer em áreas restritas sem autoridade; entrada violenta e conduta desordenada nos terrenos do Capitólio; e roubo de propriedade ou registros públicos. Se condenado, ele pode pegar até um ano de prisão federal.

Ele estava detido na Cadeia do Condado de Washington, em Arkansas. Os registros da prisão não listavam um advogado para ele.

As autoridades dizem que Barnett estava entre os apoiadores de Trump que invadiram o Capitólio na quarta-feira. Cinco pessoas morreram por causa do protesto e da violência, incluindo um policial do Capitólio.

Leia também|Laptop roubado do escritório do palestrante Pelosi durante o ataque ao Capitólio dos Estados Unidos, diz assessor

As autoridades disseram em documentos judiciais que conseguiram identificar Barnett em parte por meio de fotos tiradas pela mídia quando ele estava dentro do prédio.

As autoridades também usaram vigilância por vídeo de dentro do Capitólio e uma entrevista em vídeo que Barnett deu a um repórter do New York Times na qual ele disse: Eu não roubei (um envelope)…. Eu coloquei uma moeda em sua mesa, mesmo que ela não valha a pena (palavrão).

Barnett é de Gravette, no noroeste do Arkansas. Ele se identificou nas redes sociais como um apoiador de Trump e um defensor dos direitos das armas.

Jim Parsons, um tenente-coronel aposentado do Exército que serviu no Vietnã como Boina Verde, disse à Associated Press que foi orador convidado em algumas reuniões patrióticas das quais Barnett também compareceu.

Barnett estava com um rifle AR-15 para garantir que as coisas ficassem tranquilas, disse Parsons. Ele chamou Barnett de bom sujeito. Ele é patriota.

Um dos grupos aos quais Barnett pertence acredita que uma máscara facial é um ensaio geral para o que está por vir. Vai acabar com um chip na testa, disse Parsons, que é de Bella Vista, Arkansas.

O prefeito de Gravette, Kurt Maddox, disse que a foto de Barnett no escritório de Pelosi atraiu atenção indesejada para sua pequena cidade e alguns moradores receberam ameaças.