China instalando o data center de maior altitude do mundo no Tibete

Com um investimento total planejado de 11,8 bilhões de yuans (mais de US $ 1,80 bilhão), o projeto fornecerá serviços em áreas como renderização de vídeo, direção autônoma, backup de dados de ensino à distância, entre outros, de acordo com sua operadora baseada em Lhasa, a Ningsuan Grupo de tecnologia.

Amazon, Apple, Google, Facebook, computação em nuvem, regras de tecnologia da UE, computação em nuvem, notícias do Facebook, notícias sobre computação em nuvemJenny disse que o estudo entrevistou cerca de 25 empresas que usam serviços de computação em nuvem (fonte da imagem: Representacional)

A China está construindo o data center de computação em nuvem de maior altitude do mundo no Tibete, que atenderá às necessidades de armazenamento de dados do país e de nações do sul da Ásia como Nepal, Bangladesh e Paquistão, informou a mídia oficial na quinta-feira.

O data center está localizado em uma zona de alta tecnologia da capital regional do Tibete, Lhasa, a uma altitude de cerca de 3.656 metros, tornando-o o data center de maior altitude do mundo, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

Espera-se que forneça esses serviços às principais províncias e cidades chinesas, bem como ao Nepal, Bangladesh, Paquistão e parte do Sudeste Asiático, disse a empresa.

A primeira fase do projeto deverá ser colocada em operação em 2021, disse o relatório.

Após a conclusão da fase um, o data center terá 10.000 gabinetes de máquinas e uma receita anual de 1,5 bilhão de yuans (cerca de US $ 223,5 milhões), atendendo às necessidades de armazenamento de dados de clientes importantes no país e no sul da Ásia.

Wang Jun, vice-presidente e diretor de marketing da Ningsuan, disse que à medida que Lhasa avançar com a construção de um escritório regional para aumentar os serviços de comunicações internacionais, o Tibete se tornará uma base industrial de big data.