O número de mortos na erupção do vulcão Congo sobe para pelo menos 32

Alguns morreram na segunda-feira por inalar fumaça ou gás tóxico quando caminhavam por uma vasta extensão de lava em resfriamento, disse o diretor científico do Observatório Vulcânico de Goma, Celestin Kasereka Mahinda, à Associated Press.

Duas pessoas são vistas com a silhueta contra um céu noturno que ficou vermelho pela erupção do Monte Nyiragongo, em Goma. (Foto AP)

o erupção vulcânica no leste do Congo há dois dias matou pelo menos 32 pessoas, disseram autoridades na segunda-feira, enquanto os moradores procuravam por entes queridos em meio a casas destruídas na periferia da cidade de Goma, onde tremores secundários foram detectados.

Com poucos avisos, o Monte Nyiragongo transformou o céu escuro em um vermelho intenso na noite de sábado e depois espalhou torrentes de lava nas aldeias, destruindo mais de 500 casas, disseram autoridades e sobreviventes.

Ver fotos|O Monte Nyiragongo do Congo vê a primeira erupção vulcânica desde 2002, lava em uma grande rodovia

O número de mortos na segunda-feira aumentou de 22 para 32 e deve continuar aumentando, de acordo com Joseph Makundi, chefe da Proteção Civil da província de Kivu do Norte. Mais de uma dúzia de pessoas morreram em acidentes de carro enquanto tentavam escapar, disse ele. Outros morreram quando a lava atingiu suas casas.

Eles estavam viajando na estrada entre Kibati e Goma que foi interrompida por um fluxo de lava de 1.000 metros (cerca de meia milha) de largura, disse ele.

A população de Goma deve evitar viagens desnecessárias, mas também não visitar lugares que foram atingidos pela lava do vulcão porque essas lavas são tóxicas e prejudiciais, disse ele.

Luto, descrença e medo pairavam sobre a área quando uma delegação de ministros do governo, incluindo o ministro da Saúde do Congo, visitou Goma depois de voar do vizinho Ruanda.

Os cientistas do observatório do vulcão não foram capazes de alertar adequadamente o público sobre a erupção por causa de um corte de financiamento, disse Mahinda.

O observatório não tem mais o apoio do governo central ou de doadores externos, o que explica por que a erupção vulcânica foi uma surpresa, disse Mahinda à Associated Press. Uma parceria entre o governo e o Banco Mundial que apoiava o observatório foi cortada em outubro de 2020 por causa da pandemia do coronavírus, deixando o observatório sem nem mesmo internet, disse ele.

O observatório havia começado a retomar as operações no mês passado graças ao novo financiamento do Programa de Assistência a Desastres de Vulcões do US Geological Survey, o que significa que o observatório pode pelo menos coletar dados após a erupção, disse ele.

O vulcão continua ativo e tremores de terremoto estão sendo registrados, disse ele, pedindo à população que permaneça vigilante.

Os ministros do governo que visitaram Goma na segunda-feira estavam avaliando que tipo de ajuda é necessária para os feridos pela erupção.

A equipa governamental enviada expressamente aqui em Goma, na sequência da erupção vulcânica que causou muitos danos na cidade, disse o ministro da Saúde Pública, Jean-Jacques Mbungani. É importante que seja dado um sinal forte do nosso governo. Teremos discussões com o governador militar e também com todas as partes interessadas para que possamos identificar caminhos de soluções rápidas para a população.

O governador militar da província de Kivu do Norte, Tenente General Constant Ndima, exortou a população de Goma a não mandar crianças à escola. O aeroporto internacional de Goma e o aeroporto de Kavumu, na província de Kivu do Sul, foram fechados por motivos de segurança, disse ele em um comunicado.

A erupção do vulcão fez com que cerca de 5.000 pessoas fugissem de um bairro de Goma, uma cidade de cerca de dois milhões de habitantes, do outro lado da fronteira com Ruanda. Outros 25.000 buscaram refúgio no noroeste de Sake, disse a agência da ONU para crianças.

Mais de 170 crianças ainda estavam desaparecidas e funcionários da UNICEF disseram que estavam organizando centros de trânsito para ajudar crianças desacompanhadas após o desastre, já que mais de 150 crianças foram separadas de suas famílias.

Goma foi amplamente poupada da destruição em massa causada pela última erupção do Monte Nyiragongo em 2002. Centenas morreram e mais de 100.000 pessoas ficaram desabrigadas.

Goma é um centro regional para muitas agências humanitárias, bem como uma missão de manutenção da paz da ONU. Grande parte da região leste do Congo está ameaçada por uma multidão de grupos armados que disputam o controle dos lucrativos recursos minerais da região.