Donald Trumps oferece o primeiro jantar iftar e deseja aos muçulmanos ‘Ramadan Mubarak’

O jantar acontece enquanto a Suprema Corte considera as contestações legais à proibição de viagens de Trump, que os críticos dizem que visa injustamente alguns países de maioria muçulmana. Uma decisão é esperada ainda este mês.

Donald Trump oferece festa iftar, casa branca, muçulmanos, ramadan mubarakO presidente dos EUA, Donald Trump, oferece um jantar iftar na Casa Branca e deseja o Ramadan Mubarak. (Fonte: AP)

Desejando aos muçulmanos ao redor do mundo um Ramadã Mubarak um feriado abençoado O presidente Donald Trump na quarta-feira ofereceu seu primeiro jantar na Casa Branca no mês sagrado do Ramadã, uma abertura que surpreendeu muitos na comunidade muçulmana depois que ele deixou de oferecer tal refeição no ano passado.

Falando em um jantar iftar, que interrompe o jejum de um dia, Trump ofereceu uma mensagem de unidade, reconhecendo os membros da comunidade muçulmana em casa e no exterior.

Ao nos reunirmos esta noite, honramos uma tradição sagrada de uma das maiores religiões do mundo, disse ele a uma audiência íntima que incluía membros do gabinete e embaixadores de muitas nações de maioria muçulmana, incluindo Arábia Saudita, Kuwait, Jordânia e Emirados Árabes Unidos.

Donald Trump celebra Iftar na Casa BrancaO presidente Trump fala na festa Iftar no State Dining Room da Casa Branca. (Fonte: AP)

Foi um afastamento dramático da retórica inflamada de Trump usada durante sua campanha, quando ele pediu o fechamento total e total dos muçulmanos que entravam no país, comparou refugiados sírios que fugiam da guerra civil a uma cobra mortal e declarou: Acho que o Islã nos odeia em um entrevista com a CNN.

Em vez disso, Trump falou sobre os laços renovados de amizade e cooperação formados por parceiros valiosos em todo o Oriente Médio e disse que os Iftars marcam a união de famílias e amigos para celebrar uma mensagem atemporal de paz, clareza e amor. Existe um grande amor.

Ele relembrou sua visita à Arábia Saudita no ano passado, sua primeira viagem ao exterior, um dos dois grandes dias da minha vida. Ele acrescentou: Somente trabalhando juntos podemos alcançar um futuro de segurança e prosperidade para todos. O jantar aconteceu enquanto a Suprema Corte considera as contestações legais à proibição de viagens de Trump, que os críticos dizem que visa injustamente alguns países de maioria muçulmana. Uma decisão é esperada ainda este mês.

Vários grupos muçulmanos de direitos civis recuaram, organizando um protesto 'NÃO Trump's Iftar' em um parque em frente à Casa Branca. Os grupos dizem que a retórica acalorada de Trump contribuiu para um aumento no bullying e na discriminação contra os muçulmanos americanos.

Sharif Aly, CEO da Islamic Relief USA, uma organização humanitária e de defesa, disse que o grupo estava feliz em ver que a Casa Branca havia restabelecido o iftar, 'um evento que deveria ser realizado todos os anos, assim como o Easter Egg Roll, o Seder de Páscoa e Natal Open House. '

Mas ele pediu ao governo 'que se envolva ativamente nas questões que afetam nossos beneficiários', incluindo a proibição de viagens e cortes propostos nos programas de bem-estar social.

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, fala com diplomatas estrangeiros e chefes de estado no jantar iftar oferecido pelo presidente Donald TrumpO vice-presidente dos EUA, Mike Pence, fala com o embaixador iraquiano nos Estados Unidos, Fareed Yasseen, no jantar iftar na Casa Branca. (Fonte: AP)

Durante sua campanha presidencial, Trump pediu uma 'paralisação total e completa' dos muçulmanos que entram nos Estados Unidos. No ano passado, ele atraiu críticas internacionais por retuitar vídeos anti-muçulmanos postados por um grupo de extrema direita na Grã-Bretanha. E sua decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel foi vista por muitos críticos como uma provocação desnecessária no mundo muçulmano.

A Casa Branca defendeu as políticas de Trump como necessárias para a segurança nacional.

Jantares Iftar têm sido realizados regularmente na Casa Branca desde o governo Clinton como uma forma de divulgação para o mundo muçulmano. Pouco depois dos ataques terroristas de 11 de setembro, o presidente George W. Bush recebeu embaixadores e diplomatas na celebração do Ramadã, declarando que 'o mal não tem dias sagrados'. O presidente Barack Obama seguiu a tradição, dizendo que discriminar os muçulmanos americanos alimenta a mentira de que o Ocidente está em guerra com sua religião.

No ano passado, Trump quebrou a tradição. Em vez de oferecer um jantar, a Casa Branca emitiu uma declaração sobre o feriado islâmico que se concentrou fortemente na ameaça do terrorismo, observando que os recentes ataques 'reforçam nossa determinação de derrotar os terroristas e sua ideologia pervertida'.