Exclusivo DW: Heiko Maas da Alemanha critica os planos do Reino Unido para expandir o arsenal nuclear

O ministro das Relações Exteriores disse que a decisão do Reino Unido de expandir seu estoque nuclear vai contra os esforços de desarmamento.

Heiko MaasMinistro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas. (Fonte: Reuters)

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, criticou os planos do Reino Unido de aumentar seu arsenal nuclear em uma entrevista exclusiva com DW na quinta-feira.

Não queremos que os arsenais de armas nucleares cresçam. Se você não quer que isso aconteça, não pode expandi-los, disse Maas quando se sentou com o editor-chefe internacional da DW, Richard Walker, em Berlim.

DW então perguntou ao ministro das Relações Exteriores o que ele achava do anúncio do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, nesta terça-feira, de que seu governo levantaria o limite para o número de ogivas Trident nos estoques nucleares do Reino Unido pela primeira vez em mais de 30 anos.

Maas respondeu que o governo alemão: é da opinião que já existem muitas ogivas nucleares no mundo, não muito poucas. É também por isso que não queremos que os arsenais nucleares cresçam.

O social-democrata acrescentou: O passado mostrou que se um lado tem mais armas nucleares, o outro lado tentará alcançá-lo. E essa é a desastrosa corrida armamentista em que vivemos há décadas.

O Reino Unido implanta seus mísseis Trident em quatro submarinos, um dos quais navega continuamente pelos mares para manter a capacidade de contra-ataque em caso de ataque nuclear. A decisão aumentará o número de mísseis no estoque nuclear do Reino Unido em mais de 40% - de 180 para 260 ogivas.

Maas diz que tratados internacionais vinculativos são fundamentais

Quando questionado diretamente se ele considerava a decisão do Reino Unido um erro, Maas reiterou que a Alemanha quer ver os arsenais encolherem, respondendo: Se é isso que você quer, então não pode expandi-los.

Maas enfatizou a importância dos tratados internacionais a esse respeito, dizendo que as pessoas devem poder contar com eles para limitar os arsenais e proibir sua expansão.

Ainda assim, ele reconheceu que tal situação só poderia funcionar se todos os lados seguissem as regras.

Sem regras internacionais, sempre veremos que os países individuais sentem que precisam adquirir novos sistemas de armas para manter a dissuasão. Infelizmente, essa é a situação em que nos encontramos, disse ele.

EUA usando 'linguagem clara' em relação à Rússia

Maas também foi questionado sobre os comentários recentes do presidente dos EUA, Joe Biden, que pareciam implicar que Biden acredita que o presidente russo, Vladimir Putin, é um assassino.

Ele se absteve de abordar esse comentário específico, mas observou que há uma linguagem muito clara nos Estados Unidos a respeito das atividades russas, por exemplo, na Síria, mas também quando se trata de influenciar eleições em terceiros países.

O diplomata alemão destacou o pragmatismo vinculado a essa abordagem direta: Acredito que seja um sinal importante de que a política externa americana é clara, por um lado, quando se trata de direitos humanos e liberdades, mas também de que deseja estar em posição de manter A janela para o diálogo com Moscou se abre quando se trata de grandes desafios, como desarmamento e mudança climática, disse Maas.

Anexação da Crimeia 'clara violação do direito internacional'

Falando quase exatamente sete anos após a Rússia anexar a Crimeia da Ucrânia, Maas disse que o ato era e é uma violação clara do direito internacional, dizendo que a posição da Alemanha e de muitos aliados continua a ser de que isso seja desfeito. Ele disse que não é um problema que possa ser resolvido militarmente, mas vamos continuar a deixar essa expectativa clara para a Rússia.

Ele disse que a própria Rússia pode ter interesse em normalizar os laços com a Europa mais uma vez, anos após sua exclusão do que agora é mais uma vez o G7. Um passo importante para melhorar os laços seria encontrar uma solução para o conflito no leste da Ucrânia.

Questionado se ele realmente acreditava que a Crimeia um dia voltaria a fazer parte da Ucrânia, Maas disse: Essa é a nossa posição. Estou ciente de que pode ser um caminho extraordinariamente difícil.

Lukashenko ‘atropelando nossos valores democráticos’

Maas também discutiu as sanções da UE contra a Bielorrússia após as eleições altamente contestadas do ano passado e a subsequente repressão contra protestos da oposição e políticos. Apesar da UE lutar para reagir tão rapidamente quanto nações individuais como os EUA ao impor sanções, Maas defendeu agir em um nível europeu, em vez de unilateral.

Também temos que garantir que as sanções afetem as pessoas certas em casos como esse e não afetem a sociedade civil como um todo, disse Maas. Portanto, devemos ter em mente as consequências econômicas de tais medidas. E é por isso que, no caso da Bielo-Rússia, decidimos visar os responsáveis. Não apenas [o presidente Alexander] Lukashenko, mas todo o seu aparato.

Questionado sobre como ele via o homem frequentemente apelidado de 'o último ditador da Europa', Maas disse: Ele está se apegando ao poder por meios ditatoriais e está pisoteando nossos valores democráticos.