O nível de alerta do vulcão do Havaí em erupção é reduzido para 'assistir'

O Kilauea teve uma grande erupção em 2018 que destruiu mais de 700 casas e desalojou milhares de residentes. Antes dessa erupção, o vulcão entrou em erupção lentamente por décadas, mas principalmente não em áreas residenciais densamente povoadas.

A erupção começou na semana passada na cratera Halemaumau do vulcão Kilauea no cume da Ilha Grande. (Foto / arquivo AP)

Autoridades do Serviço Geológico dos EUA reduziram o nível de alerta para um vulcão do Havaí, dizendo que esperam que sua última erupção permaneça confinada ao cume.

Funcionários do Observatório de Vulcões Havaianos do USGS elevaram o nível de alerta do Kilauea para alerta e seu código de aviação para vermelho enquanto avaliavam a intensidade das fontes de lava que cobriam o chão da cratera e nuvens de fumaça vulcânica.

Mas nos últimos dias, uma espessa camada de lava derretida se acumulou na base da cratera, diminuindo os temores de que ela pudesse se espalhar.

Oficiais do Observatório na tarde de segunda-feira reduziram o nível de alerta para observação e o código da aviação para laranja, refletindo a natureza menos perigosa da erupção em curso.

A erupção permanece confinada à cratera do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí. Não é em uma área onde há casas.

Ron Hanatani, que tem um estúdio de cerâmica na Vila do Vulcão, perto da entrada do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, disse que moradores e turistas têm ido ao parque para dar uma olhada. Como ex-geólogo do observatório, ele viu erupções mais espetaculares do que esta ao longo dos anos.

A maioria das pessoas que eu conheço que mora aqui está muito animada, então eles vão várias vezes, mesmo à noite ou de manhã cedo, tirar fotos e tudo mais, disse ele. Estou em minoria.

As empresas do vilarejo são gratas pela atenção durante uma época do ano normalmente mais lenta para os turistas, disse Ira Ono, proprietário da Volcano Garden Arts e Cafe Ono.

Este aconteceu muito rapidamente, disse ele sobre a erupção. Muitas pessoas locais estão vindo para ver a caldeira.

Mesmo morando na área há décadas, ele ainda está hipnotizado por Kilauea. Vemos o brilho à noite, disse ele. É muito dramático e bonito.