Caixa de fatos: rosto feminino da Grã-Bretanha 40 anos após a Dama de Ferro

No aniversário de sexta-feira de sua vitória histórica em 1979, aqui estão seis maneiras pelas quais a representação, os direitos e os papéis das mulheres se desenvolveram desde que Thatcher mudou a política britânica.

Iron Lady Margaret Thatcher, primeira-ministra britânica, primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, aniversário de vitória de Margaret Thatcher, política britânica, direitos das mulheres no Reino Unido, direitos das mulheres no Reino Unido, notícias do Reino Unido, notícias do mundo,Já se passaram 40 anos desde que Margaret Thatcher se tornou a primeira mulher primeira-ministra da Grã-Bretanha (Arquivo)

Já se passaram 40 anos desde que a Dama de Ferro Margaret Thatcher se tornou a primeira mulher primeira-ministra da Grã-Bretanha, confundindo sua própria previsão de que nenhuma mulher ganharia o emprego em sua vida.

* Dezenove deputadas foram eleitas nas eleições de 1979, o número mais baixo desde 1951 e representando 3 por cento do total da câmara baixa. Em 2017, foi eleito um recorde de 200 mulheres deputadas, representando um terço do total.

* Thatcher não nomeou nenhuma mulher para seu gabinete de ministros em 1979. Hoje, cinco dos 23 ministros britânicos são mulheres, incluindo a primeira-ministra Theresa May, com Penny Mordaunt se tornando a primeira mulher ministra da Defesa do país esta semana.

* Cerca de 59 por cento das mulheres estavam empregadas em 1979, numa sociedade em que mais mães ficavam em casa para criar os filhos. Em contraste, mais de 70 por cento das mulheres tinham um emprego em 2018.

* As mulheres que trabalhavam em 1979 ganhavam em média cerca de um terço a menos do que os homens por hora. A disparidade salarial para trabalhadores em tempo integral diminuiu para 8,6 por cento em 2018.

* Quase dois terços dos estudantes universitários de graduação eram homens em 1980, um ano após Thatcher chegar ao poder. Mas as mulheres superaram os homens no ano letivo de 2017-18, representando 56 por cento dos que obtiveram o primeiro diploma.

* Em 1979, o estupro dentro do casamento era legal - só se tornou crime 11 anos depois, graças a um caso na Câmara dos Lordes. As leis sobre violência sexual ainda estavam evoluindo em 2019, com a proibição de fotos íntimas de 'saia alta' entrando em vigor em abril.

(Fontes: British and Irish Legal Information Institute, Higher Education Statistics Agency, House of Commons Library, Gov.uk, Institute for Fiscal Studies, New Earnings Survey, Office for National Statistics, Thomson Reuters Foundation, UK Political Info)