Defensores dos direitos gays desfilam em meio à chuva e protestos em Seul

Seul, orgulho de Seul, Coreia do Sul, orgulho da Coreia do Sul, desfile do orgulho de Seul, lgbt, direitos LGBT, Coreia do Sul LGBT, Coreia do Sul casamento do mesmo sexo, últimas notícias, últimas notícias do mundoParticipantes vestidos como Superman e Mulher Maravilha posam durante o festival do orgulho gay em Seul, Coreia do Sul, sábado, 15 de julho de 2017. Milhares de apoiadores celebraram o 18º Festival Queer da Coreia, realizado de 14 a 15 de julho. (AP Photo / Ahn Young-joon)

Milhares de pessoas celebraram os direitos dos homossexuais com música, dança e uma passeata em Seul no sábado, em meio à chuva e protestos violentos de cristãos conservadores. Os religiosos sul-coreanos têm sido uma presença forte no desfile anual há anos, realizando uma manifestação rival anti-homossexualidade enquanto tentam bloquear fisicamente a marcha.

Cerca de 2.000 soldados policiais se alinharam ao redor de uma praça do lado de fora da Prefeitura, onde os foliões giravam e agitavam bandeiras enquanto artistas mal vestidos cantavam e dançavam no palco. Do outro lado da rua, centenas de cristãos gritavam slogans, chamando a homossexualidade de pecado e exortando os homossexuais a retornarem a Jesus Cristo.

Sua presença é a demonstração mais visível de intolerância para com as minorias sexuais na sociedade tradicional, onde a crença religiosa é generalizada e muitos homossexuais permanecem no armário devido ao medo da discriminação e do isolamento social.

A homossexualidade não é ilegal na Coreia do Sul. Mas os direitos dos gays, lésbicas ou transgêneros continuam politicamente impopulares. Mas os frequentadores dos festivais aceitaram o protesto rapidamente.

A multidão, estimada em cerca de 10.000 pessoas, mais tarde desfilou pelo centro de Seul, carregando faixas e bandeiras de arco-íris, muitas delas balançando em caminhões abertos. Meghan Lefevre, da Califórnia, disse: Estou feliz que eles (a polícia) estejam aqui para nos fazer sentir protegidos. Nem todo país fará isso. Portanto, estou muito feliz por ser um ambiente seguro.

Ativistas dos direitos dos homossexuais dizem que algum progresso foi feito nos últimos anos, com pesquisas mostrando tolerância crescente, principalmente entre os jovens, e a participação no Pride crescendo desde o primeiro desfile em 2000, quando apenas 50 compareceram. A Comissão Nacional de Direitos Humanos da Coréia, uma autoridade estadual de direitos, e a Ordem Jogye do Budismo Coreano - a maior seita budista do país - estão participando este ano pela primeira vez.

Buda nos ensinou que todos, independentemente de sua orientação sexual, podem atingir a iluminação perfeita. As minorias sexuais não devem ser combatidas indiscriminadamente, disse Hyo Rok, uma freira sênior e professora da Universidade de Budismo de Seul. Mas o perfil crescente do evento enervou os grupos conservadores da igreja protestante da Coreia do Sul, que têm milhões de seguidores, enorme poder de lobby político e vêem a homossexualidade como uma doença psicológica a ser curada.