George Floyd, policial acusado de matá-lo, trabalhava junto e não se dava bem, diz ex-colega

George Floyd e o ex-oficial da polícia de Minneapolis Derek Chauvin faziam parte da equipe de segurança da boate El Nuevo Rodeo no sul de Minneapolis, confirmou seu ex-chefe no início deste mês.

George Floyd morte, George Floyd protestos, George Floyd audiência no tribunal, Derek Chauvin, Derek Chauvin fiançaNeste esboço de tribunal, o ex-policial de Minneapolis Derek Chauvin aparece em um circuito fechado de televisão de uma prisão de segurança máxima em Oak Park Heights, Minnesota, segunda-feira, 8 de junho de 2020. (Cedric Hohnstadt via AP)

George Floyd teria um histórico de não se dar bem com o oficial da polícia de Minneapolis, Derek Chauvin, que é acusado da morte do afro-americano, disse um colega deles à CBS News. Eles trabalharam juntos em uma boate antes da morte de Floyd.

Floyd e Chauvin faziam parte da equipe de segurança do El Nuevo Rodeo⁠ - uma boate popular no sul de Minneapolis, informou a CNN no mês passado. A dupla estava frequentemente em desacordo e era conhecida por discordar um do outro, seu colega David Pinney revelou agora. Tem muito a ver com o fato de Derek ser extremamente agressivo dentro do clube com alguns dos clientes, o que era um problema, disse Pinney à CBS News.

A ex-dona da boate, Maya Santamaria, confirmou que Chauvin e Floyd tiveram alguns turnos sobrepostos no ano passado. Em entrevista à CNN em maio, Santamaria disse que, embora eles tivessem se cruzado, ela não pôde confirmar se eles se conheciam pessoalmente.

Enquanto Santamaria havia contratado Floyd como segurança, Chauvin foi contratado para sentar do lado de fora do clube em seu veículo da polícia durante as horas de folga. Quando questionada se ela achava que eles poderiam ter tido um relacionamento tenso, Santamaria disse acreditar que Chauvin estava com medo e intimidado pelos negros.

Benjamin Crump, o advogado que representa a família de Floyd, pressionou para que as acusações de homicídio de segundo grau fossem atualizadas para homicídio de primeiro grau contra Chauvin, pois ele sabia quem era Floyd quando o incidente ocorreu, informou a CBS. Ele ainda argumentou que a quantidade de tempo que Chauvin manteve Floyd no chão mostrou uma vontade intencional de causar danos corporais.

Em um vídeo que apareceu online em maio, Chauvin foi visto sufocando Floyd ao prendê-lo no chão sob o joelho por mais de oito minutos. A morte de Floyd gerou protestos em todo o país contra a brutalidade policial e a opressão sistêmica dos afro-americanos.