Graduados abandonam Mike Pence na formatura de Notre Dame

No início da cerimônia, o orador da turma Caleb Joshua Pine pediu uma 'posição contra o bode expiatório dos muçulmanos' e criticou a pressão de Trump para construir um muro ao longo da fronteira mexicana

Notre Dame, Notre Dame Mike pence, Mike pence, trunfo, donald trunfo, cerimônia de Notre Dame, últimas notícias, últimas notícias do mundoOs manifestantes se reuniram no portão principal da Notre Dame no domingo, 21 de maio de 2017, em South Bend, Indiana, em oposição ao discurso do vice-presidente Mike Pence na cerimônia de formatura da Notre Dame. (Santiago Flores / South Bend Tribune via AP)

Dezenas de graduados e membros da família silenciosamente se levantaram e saíram no domingo quando o vice-presidente Mike Pence começou seu discurso na cerimônia de formatura de Notre Dame. Pence, o ex-governador de Indiana, foi convidado a falar depois que alunos e professores da Notre Dame protestaram contra a perspectiva de o presidente Donald Trump ser convidado a se tornar o sétimo presidente dos Estados Unidos a fazer o discurso de formatura.

Pence falou brevemente sobre Trump, elogiando seu discurso aos líderes de 50 países árabes e muçulmanos no início do dia na Arábia Saudita. Pence disse que o presidente falou contra a perseguição religiosa de todas as pessoas de todas as religiões e no cenário mundial ele condenou, em suas palavras, o assassinato de muçulmanos inocentes, a opressão de mulheres, a perseguição de judeus e o massacre de cristãos.

Trump enfrentou duras críticas por sua retórica anti-islâmica durante a campanha, bem como a batalha legal de seu governo para impor a proibição de viagens em vários países de maioria muçulmana. No início da cerimônia, o orador da turma Caleb Joshua Pine defendeu uma posição contra o uso de bodes expiatórios dos muçulmanos e criticou o esforço de Trump para construir um muro ao longo da fronteira mexicana.

Cassandra Dimaro e seus pais estavam entre os que saíram. Dimaro disse ao South Bend Tribune que foi uma demonstração de solidariedade para aqueles de nós impactados pelas políticas do governo Trump.

Pence não comentou sobre a greve, que era esperada, mas fez alusão aos confrontos em campi em outros lugares que atrapalharam as aparições de oradores polêmicos, como a conservadora incendiária Ann Coulter da Universidade da Califórnia em Berkeley.

Essa universidade (Notre Dame) é uma vanguarda da liberdade de expressão e da livre troca de idéias em um momento, infelizmente, em que a liberdade de expressão e a civilidade estão diminuindo nos campi por toda a América, disse ele.