E-mails hackeados mostram assessores de Hillary Clinton sugerindo piadas sobre servidor privado

O FBI criticou Clinton por ser imprudente com informações confidenciais, mas se recusou a processá-la.

Wikileaks, hillary clinton, e-mails de clinton, notícias, últimas notícias, notícias mundiais, notícias dos EUA, eleições presidenciais dos EUA, notícias internacionaisA candidata democrata à presidência, Hillary Clinton. (Foto AP)

E-mails hackeados da conta pessoal do principal oficial da campanha de Hillary Clinton mostram que seus assessores consideraram inserir piadas sobre seu servidor de e-mail privado em seus discursos em vários eventos e pelo menos uma piada apareceu em seus comentários. Eu adoro isso, ela disse em um jantar em Iowa em 14 de agosto de 2015, observando que havia aberto uma conta online no Snapchat, que exclui postagens automaticamente. Essas mensagens desaparecem por si mesmas.

Veja o que mais está virando notícia

O crack arrancou risadas do público, mas o problema era muito sério. Cerca de um mês antes, surgiram notícias de uma investigação do FBI sobre se alguns dos e-mails que passavam pelo servidor não seguro de Clinton continham informações confidenciais.

No final das contas, a agência criticou Clinton por ser imprudente com informações confidenciais, mas se recusou a processá-la.

Mas e-mails hackeados de John Podesta, o principal oficial de campanha de Clinton, mostram que a candidata democrata e sua equipe demoraram a entender a seriedade da controvérsia, inicialmente acreditando que ela poderia estourar depois de um fim de semana.

Isso não aconteceu e se tornou o exemplo mais recente de uma tendência para o sigilo que alimentou perguntas sobre a confiabilidade de Clinton, que ela reconheceu ter sido um desafio político.

A piada foi incluída em emails hackeados que o WikiLeaks começou a divulgar no início deste mês, dizendo que incluíam anos de mensagens de contas usadas por Podesta. Podesta alertou que as mensagens podem ter sido alteradas ou editadas para infligir danos políticos, mas não apontou para nenhum específico.

Quase desde o momento em que a Associated Press, em 3 de março de 2015, convocou a campanha para comentar sua notícia de última hora de que Clinton estava administrando um servidor privado até cinco meses depois, os assessores de campanha buscaram locais na programação de Clinton onde ela pudesse mostrar um pouco de humor durante o problema, de acordo com os e-mails hackeados.

Em uma série de e-mails em 3 de março de 2015 no mesmo dia, a The Associated Press convocou a equipe de comentários com a ideia de fazer piadas sobre os e-mails em um jantar oferecido pela EMILY’s List, um comitê de ação política, naquela noite.

Eu queria apresentar a ideia de HRC fazendo uma piada sobre a situação do e-mail no jantar da EMILY’s List hoje à noite, Jennifer Palmieri, diretora de comunicações da campanha de Clinton, escreveu às 14h37, usando as iniciais do candidato.