Hillary Clinton dá notícias falsas no discurso de formatura de Wellesley

'Quando as pessoas no poder inventam seus próprios fatos e atacam aqueles que os questionam, isso pode marcar o início do fim de uma sociedade livre', disse Clinton.

Hillary Clinton, Donald Trump, Clinton-Trump, discurso de formatura do Hillary Clinton Wellesley College, notícias falsas de Trump, notícias mundiais, notícias expressas indianasA ex-secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton faz o discurso de formatura no Wellesley College em Wellesley, Massachusetts, EUA, 26 de maio de 2017. REUTERS / Brian Snyder TPX IMAGENS DO DIA

Hillary Clinton lançou um ataque contundente a notícias falsas e proferiu farpas veladas contra o presidente Donald Trump na sexta-feira, retornando à sua alma mater para dar aos formandos um apelo à ação. Você está se formando em um momento em que há um ataque completo à verdade e à razão. Basta acessar a mídia social por 10 segundos e ela vai bater na sua cara, disse ela em um discurso de formatura no Wellesley College, em Massachusetts.

Alguns estão até negando coisas que vemos com nossos próprios olhos, como o tamanho das multidões, disse ela aludindo a Trump, mas sem citar o nome de Trump, que acusou falsamente a mídia em janeiro passado de deturpar o tamanho das multidões de sua posse. Em seguida, defendendo-se falando sobre fatos alternativos entre aspas, acrescentou ela. Quando as pessoas no poder inventam seus próprios fatos e atacam aqueles que os questionam, isso pode marcar o início do fim de uma sociedade livre.

A ex-indicada democrata, a única mulher na história dos Estados Unidos a ganhar uma indicação de partido importante para presidente, formou-se na faculdade de artes liberais para mulheres em 1969. Ela perdeu a eleição para o bilionário republicano Trump em novembro passado.

Clinton implicitamente comparou Trump a Richard Nixon, dizendo que ela e seus colegas ficaram furiosos 48 anos atrás com a eleição de um homem cuja presidência acabaria em desgraça com seu impeachment por obstrução da justiça.

Ela chamou o orçamento proposto de Trump de um ataque de crueldade inimaginável contra os mais vulneráveis ​​que, segundo ela, prejudica gravemente a educação pública, a saúde mental, os esforços para combater a epidemia de opióides da América e ameaça piorar a mudança climática. Mas a maior parte de seu discurso foi um grito de guerra para que os graduados se envolvessem politicamente e se engajassem com suas comunidades.

O futuro da América, na verdade o futuro do mundo, depende de pessoas corajosas e atenciosas como você que insistem na verdade e na integridade, disse ela. Nos próximos anos, haverá uma abundância de trolls, online e pessoalmente, ansiosos para lhe dizer que você não tem nada que valha a pena dizer ou algo significativo para contribuir. Eles podem até chamá-la de mulher desagradável, disse ela.

Você não tem que fazer tudo, mas não fique à margem.