Holi 2019: como as crianças podem fazer essas 7 cores naturais em casa

Para fazer cores naturais de Holi, você precisa primeiro escolher a base da cor. Pode ser besan, maida ou farinha de milho. Primeiro experimente com uma pequena quantidade de ingredientes. Depois de ter certeza do método, você pode começar a fazer cores.

holi como fazer cores naturaisFaça cores naturais de Holi em casa. (Fonte: Getty Images)

Por mais que as crianças adorem brincar com cores no Holi, as cores químicas contêm solventes que podem prejudicar a pele do seu filho e causar erupções cutâneas ou alergia. Portanto, desta vez, ajude seus filhos a fazer cores Holi naturais e sem produtos químicos em casa. Veja como você pode fazer as cores amarelo, vermelho, rosa e verde, cortesia da Dra. Madhumita Puri, Fundadora e Diretora Executiva, Sociedade para o Desenvolvimento Infantil, e marrom, roxo e cinza, cortesia de Sakib, Rotas Comestíveis.

Como fazer cores naturais de Holi

Para começar, você precisa escolher a base da cor. Pode ser besan, maida ou farinha de milho. Primeiro experimente com uma pequena quantidade de ingredientes. Depois de ter certeza do método, você pode começar a fazer cores Holi conforme a necessidade.

Amarelo

Adicione açafrão em pó ao besan e misture bem, esfregando-o entre as palmas das mãos, até que estejam bem misturados. A proporção de açafrão em pó para besan é de 20:80. Depois, peneire (usando uma peneira bem fina) pelo menos duas a três vezes.

holi cor naturalCor Holi (Fonte: Getty Images)

Internet

Espalhe o açafrão em pó e esprema o suco de limão sobre ele. O limão ácido reagirá com o açafrão e o tornará vermelho. Espalhe-o para secar em uma sala bem ventilada, mas longe do sol, que pode descolorir. Depois de seco, esfregue novamente entre as palmas das mãos e peneire algumas vezes.

Cor de rosa

Siga o mesmo processo da confecção de tinto, apenas com menor quantidade de limão.

Verde

Adicione o mehendi à maida (proporção igual), misture e peneire algumas vezes para obter a cor verde.

Cuidado: não adicione corante alimentar. É comestível, mas apenas em pequenas quantidades. O corante alimentar não é natural.

holi cores naturaisFonte: Sakib

marrom

Ferva o pó de café (200g) em água até que fique marrom. Assim que esfriar, misture a água de cor marrom com a farinha de milho (1,5kg) com as mãos e deixe secar por um dia. Em seguida, peneire algumas vezes. Você também pode adicionar um pouco de água de rosas (10ml) para a fragrância.

Roxa

Rale 4-5 cenouras pretas e triture-as no moedor da batedeira. Adicione à farinha de milho (250g) e misture bem com as mãos. Adicione água de rosas (10ml) para perfumar. Deixar secar e peneirar.

Cinza

Esta cor pode ser feita com amla (groselha indiana). Retire as sementes e triture-as no moinho da batedeira. Adicione o suco à farinha de milho. Deixe secar e peneire algumas vezes.