Como a alergia ao leite de vaca é diferente da intolerância à lactose

A alergia à proteína do leite de vaca é frequentemente confundida com intolerância à lactose, que impede seu diagnóstico oportuno e impede o tratamento. CMPA é um tipo de alergia ao leite em que o bebê é alérgico à proteína presente no leite de vaca.

leite de vaca, intolerância à lactoseA intolerância à lactose é definida como a incapacidade do corpo de digerir o açúcar do leite ou a lactose. (Fonte: Getty Images)

Por Dr. Nandan Joshi

A alergia alimentar é um problema crescente de saúde. Pode ser entendido como uma resposta adversa de um organismo a certos alimentos. Pessoas que sofrem de alergias alimentares enfrentam uma situação em que seu sistema imunológico reconhece erroneamente certos componentes dos alimentos como prejudiciais, levando a uma resposta negativa do corpo. Essas reações se manifestam com sintomas como diarreia, respiração ofegante, erupção cutânea e às vezes resultam em situações de risco de vida, como anafilaxia. De todas as alergias alimentares que um bebê pode ter, a alergia à proteína do leite de vaca (CMPA) é a mais comum entre as crianças. Quase três em cada 100 crianças experimentam isso antes de seu primeiro aniversário.

O que é alergia à proteína do leite de vaca?

CMPA é frequentemente confundido com intolerância à lactose, que impede seu diagnóstico oportuno e impede o tratamento. CMPA é um tipo de alergia ao leite em que o bebê é alérgico à proteína presente no leite de vaca. Toda a gama de sintomas que um bebê apresenta inclui erupções cutâneas (inchaço ou placas vermelhas pálidas), problemas digestivos (diarreia, vômitos, prisão de ventre) e problemas respiratórios (dificuldade em respirar, tosse, coriza). Uma quantidade escassa de leite de vaca pode desencadear uma reação do corpo. Por outro lado, a intolerância à lactose é definida como a incapacidade do corpo de digerir o açúcar do leite, que é chamado de lactose. Os sintomas concomitantes incluem inchaço, dor abdominal, flatulência ou diarreia. Além da diferença fisiológica no impacto, o CMPA geralmente ocorre em crianças, embora a maioria saia dessa fase antes de completar cinco anos de idade, enquanto a intolerância à lactose também é encontrada em adultos.

Gestão da alergia à proteína do leite de vaca

Devido à presença de sintomas ambíguos, o diagnóstico de alergia à proteína do leite de vaca torna-se difícil. É fácil confundi-lo com intolerância à lactose, pois os sintomas iniciais se refletem. Um diagnóstico correto permite que o tratamento adequado seja dado aos bebês. O padrão ouro para o diagnóstico é a eliminação seguida por um desafio alimentar oral. Os sintomas devem desaparecer após a eliminação do leite de vaca e seus derivados e, após a reintrodução do leite de vaca, os sintomas devem reaparecer. O manejo da alergia à proteína do leite de vaca é definido com base na gravidade dos sintomas. Uma fórmula substituta é necessária para atender às necessidades nutricionais de uma criança com CMPA e a melhor escolha dessa fórmula depende principalmente da idade do paciente e da presença de outras alergias alimentares. Para bebês com menos de seis meses de idade, a amamentação exclusiva deve ser a primeira escolha e se os sintomas persistirem apesar da amamentação exclusiva, então a mãe precisa eliminar todos os derivados do leite de vaca de sua dieta. Para bebês que estão em alimentação complementar, a administração de fórmulas à base de aminoácidos ou fórmulas amplamente hidrolisadas é uma opção.

É necessário criar consciência sobre a alergia à proteína do leite de vaca, uma vez que é fácil confundi-la com intolerância à lactose. O diagnóstico e o tratamento oportunos ajudarão a aliviar os sintomas e no controle da doença, para que o bebê possa levar uma vida saudável.

(O redator é Chefe, Nutrition Science & Medical Affairs, Danone Índia.)