Como a família de Kamala Harris na Índia ajudou a moldar seus valores

Como a família de Kamala Harris na Índia ajudou a moldar seus valoresUma imagem fornecida pela campanha de Jode Biden, a senadora Kamala Harris (D-Califórnia), na frente do centro, com, a partir da esquerda, seu avô, irmã, mãe e avó em 1972. A escolha democrata para a vice-presidência ganhou parte de sua fundação do lado materno da família, que desafiava os estereótipos na Índia e promovia a igualdade para as mulheres. (A campanha de Joe Biden via The New York Times) - SEM VENDAS; SOMENTE PARA USO EDITORIAL COM NYT STORY INDIA-HARRIS-FAMILY POR JEFFREY GETTLEMAN E SUHASINI RAJ PARA AGOSTO. 16, 2020. TODOS OS OUTROS USO PROIBIDOS. -

Uma das memórias de infância mais brilhantes da senadora Kamala Harris foi caminhar pela praia de mãos dadas com seu avô indiano.

Seu avô, P.V. Gopalan, havia servido por décadas no governo indiano, e seu ritual, quase todas as manhãs, era se encontrar com seus amigos aposentados e conversar sobre política enquanto eles passeavam pela praia em Besant Nagar, um bairro à beira-mar em Chennai onde barcos de pesca pintados em cores vivas alinhe-se na areia e os templos hindus contemplam o mar. Durante suas visitas dos Estados Unidos, Harris acompanhou enquanto os homens discutiam direitos iguais, corrupção e a direção que a Índia estava tomando.

Lembro-me das histórias que contariam e da paixão com que falavam sobre a importância da democracia, disse Harris em um discurso de 2018 a um grupo indiano-americano. Ao refletir sobre aqueles momentos da minha vida que tiveram o maior impacto sobre quem eu sou hoje - eu não tinha consciência disso na época - mas foram aqueles passeios na praia com meu avô em Besant Nagar que tiveram um profundo impacto em quem eu sou hoje.

Embora Harris tenha sido mais subestimada sobre sua herança indígena do que sobre sua experiência como mulher negra, seu caminho para a escolha da vice-presidência nos Estados Unidos também foi guiada pelos valores de sua mãe índia, seu avô indiano e sua ampla família indiana que forneceu uma rede de suporte vitalícia que perdura até mesmo de 8.000 milhas de distância.

Seu avô, usando óculos de garrafa de Coca-Cola e muitas vezes uma gravata durante os passeios, pode ter se parecido com muitos outros cavalheiros indianos de classe alta. Mas ele desafiou os estereótipos conservadores de sua época, incorporando uma visão progressista do serviço público e um apoio inabalável às mulheres, especialmente em termos de educação, anos à frente de seu tempo.

Leia também | Explicado: quem é o pai de Kamala Harris, Donald Harris?

Ele inspirou grande confiança na mãe de Harris, Shyamala Gopalan, que veio para a América no final dos anos 1950 jovem e sozinha e fez carreira como pesquisadora do câncer de mama antes de morrer de câncer em 2009.

Harris permanece perto do lado materno da família - suas tias e tios podem falar por horas de suas casas na Índia sobre as batalhas violentas que ela travou em San Francisco, Sacramento ou Washington, dando a impressão de que eles tinham assentos no ringue.

Seu tio, G. Balachandran, que mora em Nova Delhi, lembrou-se de ter visitado Harris na Califórnia cerca de 15 anos atrás, quando ela era promotora distrital de São Francisco e estava sendo criticada por não solicitar a pena de morte para um homem acusado de matar um policial. Ela considerava a pena de morte falha em muitos níveis, tanto nobres como pragmáticos: desigualdades raciais sendo uma e o custo de prosseguir com os casos sendo outra. Apesar da intensa pressão de policiais e alguns dos principais políticos do estado, Harris não recuou.

Ela herdou isso da mãe, disse o tio. Shyamala sempre a ensinou: não deixe ninguém pressioná-la.

Durante uma corrida posterior para procurador-geral da Califórnia, Harris ligou para sua tia Sarala Gopalan em Chennai e pediu que ela quebrasse cocos para dar sorte em um templo hindu com vista para a praia em Besant Nagar, onde ela costumava caminhar com seu avô.

A tia alinhou 108 cocos - um número auspicioso no hinduísmo - para serem esmagados. E leva um dia inteiro para arranjar isso, disse ela. Harris venceu a eleição, por uma margem mínima.

Essa praia agora está fechada. Com a Índia duramente atingida pela pandemia do coronavírus e grande parte do país ainda fechado, os arredores que Harris lembra com tanto carinho são desolados. Na semana passada, alguns pescadores musculosos e sem camisa ficaram afundados até os tornozelos nas ondas e puxaram as linhas de mão, esperando por um peixe.

Por causa das posições de política externa que Harris assumiu como senadora, ela tem alguns detratores na Índia. Mas em todo o país ela evoca um orgulho enorme, especialmente na comunidade litorânea, onde ela traça suas raízes.

Essa família tinha uma reputação imaculada, disse N. Vyas, um médico aposentado que era seu vizinho de cima. Eles nunca ficaram entusiasmados com as grandes coisas que fizeram em Delhi ou algo assim. Eles eram atiradores diretos - pessoas realistas e felizes.

A esposa de Vyas, Jayanti, que também é médica aposentada e estava encostada na porta, balançou a cabeça com um sorriso conhecedor.

Não estamos surpresos, ela disse que Harris foi nomeada a primeira mulher negra na chapa presidencial de um grande partido dos EUA.

Veja, todas as mulheres de sua família são personalidades fortes, disse ela. São mulheres que sabem o que estão falando e o que estão dizendo.

A história de Gopalan começou em uma pequena vila ao sul de Chennai chamada Painganadu, onde o avô de Harris nasceu em 1911. Em termos de sistema de castas da Índia, a família estava no topo da pilha. Eles eram Tamil Brahmins, uma subcultura de elite conhecida como TamBrahms.