Como saber se uma criança está sofrendo de depressão

Crianças com doenças físicas crônicas como diabetes, epilepsia, eventos estressantes da vida, ambiente cheio de problemas familiares, histórico familiar de depressão, uso de álcool ou drogas, histórico de violência têm maior risco de depressão.

depressão em crianças, crianças e saúde mental, o que os pais precisam saber sobre depressão em crianças, paternidade, notícias expressas indianasÉ preciso estar atento para identificar os sinais de alerta e intervir em um estágio inicial para controlá-los a tempo e prevenir a gravidade. (Fonte: Pixabay)

Por Dra. Himani Khanna

A depressão é uma doença mental caracterizada por sentimentos persistentes de tristeza, irritabilidade, perda de interesse nas atividades, sentimento de desesperança, inutilidade e até pensamentos suicidas. Freqüentemente, esses sintomas podem afetar os hábitos de sono e alimentação de uma criança e ela pode ter problemas para se concentrar nas tarefas escolares, na vida familiar e nas atividades sociais. Um diagnóstico de depressão é dado apenas quando esses sintomas persistem por duas semanas ou mais e interferem na capacidade de funcionamento da criança.

A depressão infantil é quando esses blues emocionais persistem e interferem no interesse da criança, no trabalho escolar e na vida familiar. Muitas vezes, a depressão passa despercebida nas crianças como mudanças emocionais e psicológicas normais que ocorrem durante o crescimento.

Certos sintomas que podem ser alarmantes

Irritabilidade extrema, sentimento persistente de tristeza, desesperança, afastamento das atividades anteriormente agradáveis, ou da família ou amigos, aumento da sensibilidade às críticas, mudança no apetite e sono como comer muito ou pouco ou dormir muito ou pouco, jogando um acessos de raiva frequentes, dificuldade de concentração, às vezes queixa-se de dores de estômago, dor de cabeça que não responde ao tratamento, falando em morte ou suicídio.

TAMBÉM LEIA | Como ajudar as crianças a lidar com a ansiedade durante o bloqueio

É importante que os pais saibam que se observarem sintomas de depressão em uma criança que persistem por mais de duas semanas, eles podem consultar seu pediatra ou um pediatra de desenvolvimento para ajudar a lidar com essas preocupações.

O conselheiro deve examinar detalhadamente a história familiar, o ambiente doméstico, o estilo dos pais, a história médica e conduzir um exame físico para descartar quaisquer características de abuso físico. Uma história detalhada e um exame físico ajudam o profissional a chegar ao motivo principal dos sintomas de depressão. A primeira e mais importante intervenção em crianças pequenas é a ternura, o cuidado amoroso, a ludoterapia e a terapia cognitivo-comportamental, a terapia familiar e, por último, a terapia médica.

A terapia familiar é onde toda a família precisa estar envolvida no cuidado da criança, ser sensibilizada para as necessidades de uma criança. Trabalhar com pais e avós sobre estilos parentais pode ajudá-los a entender melhor seus filhos e gerenciar os comportamentos difíceis. Brincar libera ansiedade e pode atuar como um meio de se relacionar com a criança e também ajudar a liberar as emoções da criança durante a brincadeira.

Arte terapia também pode ser usado como um meio de interpretar as emoções não expressas ocultas de uma criança e também pode ser usado para curá-las.

TAMBÉM LEIA | Assistir: Veja como as mães ocupadas podem se livrar da 'culpa da mãe'

Terapia cognitivo-comportamental em que um psicólogo pode trabalhar aconselhando não apenas a criança, mas também ajudando os pais em suas habilidades para lidar com situações e comportamentos difíceis.

A terapia médica não pode ser desconsiderada porque, quando os sintomas são graves e uma criança não parece responder aos outros métodos, a medicação que equilibra os neurotransmissores no cérebro nos ajuda a dissipar a crise, enquanto outras terapias gradualmente assumem o controle.

Portanto, é preciso estar atento para identificar os sinais de alerta e intervir em um estágio inicial para controlá-los a tempo e prevenir a gravidade.

(O escritor é um pediatra de desenvolvimento e cofundador do Continua Kids)