FMI projeta crescimento do PIB de 3,7% para o Sri Lanka

O FMI disse que a economia do Sri Lanka está se recuperando gradualmente dos ataques terroristas do Domingo de Páscoa em 2019.

FMI projeta crescimento do PIB de 3,7% para o Sri LankaMais de 250 pessoas morreram nas explosões no Sri Lanka no domingo de Páscoa.

O FMI disse que a economia do Sri Lanka está se recuperando gradualmente dos ataques terroristas do Domingo de Páscoa em 2019, com um crescimento do PIB projetado em 3,7 por cento em 2020.

Emitindo uma declaração de fim de missão, uma missão do FMI ao Sri Lanka estimou o crescimento do PIB real em 2,6 por cento em 2019, mas esperava que o PIB se recuperasse em 2020 com 3,7 por cento devido à recuperação do turismo enquanto a inflação permanecer em cerca de 4,5 por cento, relatou a página de Colombo.

No entanto, também disse que o Sri Lanka não cumpriu significativamente as metas do FMI em relação ao seu mecanismo de financiamento em 2019.

Uma equipe do FMI esteve em uma visita de 10 dias a Colombo, de 29 de janeiro a 7 de fevereiro, para se encontrar com a nova administração e discutir seus objetivos de política.

O lapso no cumprimento das metas foi atribuído aos cortes de impostos recentemente implementados.

O governo do presidente Gotabaya Rajapaksa, assim que foi eleito em meados de novembro, introduziu amplos cortes de impostos a fim de conceder alívio econômico em vista das eleições parlamentares no final de abril.

Rajapaksa antecipa dois terços do apoio parlamentar ou 150 assentos na assembleia de 225 membros para introduzir a reforma constitucional, mais visando a abolição da 19ª emenda que restringiu os poderes presidenciais.

A oposição argumentou esta semana no parlamento que as concessões fiscais dadas pelo governo causariam uma queda na receita entre Rs 500 bilhões e INR 600 bilhões anuais, o que se converte em 25 por cento da receita anual do estado e cerca de 3-4 por cento do PIB.

O déficit primário pode aumentar ainda mais para 1,9 por cento do PIB em 2020 devido aos cortes e isenções de impostos recentemente implementados ……, disse o comunicado do FMI.

As reservas internacionais líquidas do Sri Lanka ficaram abaixo de cerca de 100 milhões de dólares no final de dezembro, estima o FMI.

A equipa observou que, dados os riscos para a sustentabilidade da dívida e as grandes necessidades de refinanciamento a médio prazo, os esforços renovados para fazer avançar a consolidação orçamental serão essenciais para a estabilidade macroeconómica.

A missão concluiu que reformas estruturais e institucionais ambiciosas são necessárias para ancorar as prioridades políticas, impulsionar a competitividade e promover o crescimento inclusivo no Sri Lanka.

O primeiro-ministro do Sri Lanka, Mahinda Rajapaksa, está em uma visita de estado de quatro dias à Índia, onde conversaria com os principais líderes indianos em uma série de áreas importantes, incluindo comércio, defesa e cooperação para a segurança marítima.

A visita é a primeira viagem ao exterior do pai de Rajapaksa desde que seu irmão Gotabaya foi eleito presidente em novembro.