O ISIS enfrentou grandes reveses no campo de batalha nos últimos 6-9 meses: Diretor da CIA

Brennan disse que a CIA tem sido provavelmente a agência mais instrumental desde o 11 de setembro para degradar e desmantelar a Al-Qaeda e garantir que essa organização e agora o ISIS sejam incapazes de realizar ataques.

isis, estado islâmico, cia, cia isis, 9 11, 9 11 aniversário, terror do estado islâmico, isis terror, cia, agência central de inteligência, agência central de inteligência isis, notícias mundiais, expresso indiano,Diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), John Brennan. (Reuters | Gary Cameron)

Nos últimos seis a nove meses, o Estado Islâmico enfrentou grandes reviravoltas no campo de batalha, disse um importante espião americano no domingo, chamando a temida organização terrorista de organização falida. Houve uma reversão significativa de seus sucessos no campo de batalha nos últimos seis a nove meses. Vimos que eles foram expulsos de várias áreas dentro do Iraque, bem como na Síria. Vários de seus líderes foram removidos do campo de batalha. Eles não têm o mesmo tipo de patrulha de território que tinham no ano passado, o Diretor da CIA John Brennan.

Portanto, tudo isso faz parte do esforço estratégico que está em andamento para tentar obter a inteligência necessária para dar à coalizão a oportunidade de receber ataques aéreos e também para garantir que as forças iraquianas e outros e aqueles elementos que estão lutando no terreno contra o ISIS têm poder e são capazes de fazer isso, ele foi citado pela CBS News.

Quando fui capaz de rolar por vários desses espaços não governados no Iraque e na Síria, aquele impulso gerou um pouco de atração. É por isso que os lutadores estrangeiros estavam fluindo para lá, porque eles pensaram que esta era uma organização vencedora. Agora é uma organização falida. E sua narrativa foi refutada, disse ele. Brennan também disse que suas afirmações de grande vitória foram desmascaradas.

É por isso que acho que cada vez menos pessoas estão olhando para o ISIS como uma organização à qual desejam pertencer, disse ele. Com o aumento da pressão dos EUA, o Estado Islâmico se dispersou por um tempo. Uma das coisas que o ISIS fez foi desenvolver essas franquias em todo o mundo. Muitas dessas organizações terroristas que levantaram a bandeira do ISIS em diferentes partes da África e do Oriente Médio e do Sul da Ásia, já eram grupos terroristas existentes e tentaram entrar no trem do ISIS, observou ele.

Mesmo essas organizações sofreram sérios reveses. Quando vejo a Nigéria, em termos do Estado Islâmico da África Ocidental, também os chefes dessas organizações, seja na Arábia Saudita, Argélia e Afeganistão, eles foram retirados do campo de batalha. Portanto, o progresso está sendo feito não apenas no Iraque e na Síria, mas também além, disse ele em resposta a uma pergunta.

Brennan disse que a CIA tem sido provavelmente a agência mais instrumental desde 11 de setembro para degradar e desmantelar a Al Qaeda e garantir que essa organização e agora o ISIS sejam incapazes de realizar ataques aqui na terra natal. Estamos tentando ser tão cuidadosos quanto o bisturi de um cirurgião em termos de eliminar o câncer dessas organizações terroristas, disse ele.