A esposa de John McCain, Cindy McCain, está entre seus possíveis sucessores no Senado dos Estados Unidos

A nomeação cabe ao governador republicano do Arizona, Doug Ducey, que disse que esperaria até depois do enterro de McCain no domingo para anunciar uma decisão e não está se considerando para o cargo.

John McCainCindy McCain também desempenhou um papel importante na luta contra o tráfico de pessoas. (Foto AP / Stephan Savoia, Arquivo)

Cindy McCain, esposa do falecido senador republicano dos EUA John McCain, emergiu como um dos nomes mais proeminentes de possíveis nomeados para sucedê-lo, junto com vários ex-membros da delegação do Congresso do Arizona.

A nomeação fica a cargo do governador republicano do Arizona Doug Ducey, que disse que esperaria até depois do enterro de McCain no domingo para anunciar uma decisão e não está se considerando para o cargo. McCain morreu no sábado de câncer no cérebro aos 81 anos.

De acordo com a lei estadual, o substituto nomeado por Ducey assumiria a cadeira de McCain até as eleições gerais dos EUA em 2020, mas precisaria se candidatar às eleições naquele ano para preencher o restante do mandato de McCain, que termina em janeiro de 2023.
Ducey pode, portanto, nomear um sucessor interino - alguém sem aspirações políticas de longo prazo - para dar ao Partido Republicano mais tempo para considerar seu melhor candidato para 2020 e além. Essa escolha pode depender do resultado das eleições parlamentares deste ano.

McCain e o senador júnior dos EUA pelo Arizona, o republicano Jeff Flake, que se aposentará no final deste ano, foram ambos críticos declarados do presidente Donald Trump, uma dinâmica que colocou o Arizona na vanguarda das profundas divisões dentro do Partido Republicano.

Trump tweetou seu apoio na segunda-feira à candidatura de reeleição de Ducey. Esperava-se que o governador vencesse facilmente a indicação de seu partido para um segundo mandato nas primárias para governador de terça-feira. A seguir está uma lista de alguns dos nomes mencionados com mais frequência como possíveis nomeados para suceder McCain, de acordo com consultores políticos republicanos e vários meios de comunicação, incluindo o principal jornal do estado, o Arizona Republic.

Cindy McCain

A nativa de Phoenix, de 64 anos, é filantropa, controladora e presidente da Hensley Beverage Company, distribuidora de cerveja fundada por seu pai. Ela também teve um papel de destaque na luta contra o tráfico de pessoas. O casal se conheceu em 1979 e se casou no ano seguinte após seu divórcio de sua primeira esposa, Carol.

Jon Kyl

O ex-senador norte-americano Jon Kyl serviu com McCain no Senado pelo Arizona e ascendeu à posição de chicote republicano, o segundo posto de liderança mais alto na liderança de seu partido no Senado. Ele serviu quatro mandatos na Câmara dos Representantes dos EUA antes de ser eleito para o Senado pela primeira vez em 1994. Ele se aposentou no final de seu terceiro mandato em janeiro de 2013. Ele votou contra a lei de saúde Obamacare. Kyl, 76, agora trabalha como lobista no escritório de advocacia Covington & Burling e está ajudando a conduzir o indicado à Suprema Corte dos EUA, Brett Kavanaugh, durante o processo de confirmação.

Kirk Adams

Kirk Adams, 45, é o chefe de gabinete do governador e ex-candidato ao Congresso dos EUA. Ele é um ex-legislador estadual que atuou como presidente da Câmara dos Representantes do estado.

Eileen Klein

A tesoureira do estado do Arizona, Eileen Klein, foi nomeada para o cargo em abril por Ducey, depois que o titular deixou o cargo para se tornar diretor financeiro da NASA. Ela também serviu anteriormente como presidente do Conselho de Regentes do Arizona, supervisionando o sistema universitário do estado, e foi chefe de gabinete do ex-governador republicano Jan Brewer.

Barbara Barrett

A empresária Barbara Barrett, 67, é uma ex-embaixadora dos EUA na Finlândia que concorreu sem sucesso para governador do Arizona em 1994 como a primeira mulher republicana a concorrer a esse cargo. Barrett também foi administrador adjunto da Administração Federal de Aviação e vice-presidente do Conselho de Aeronáutica Civil dos EUA. Ela é casada com Craig Barrett, executivo-chefe aposentado da Intel Corp.

John Shadegg

O ex-representante dos EUA John Shadegg, 68, serviu 16 anos como membro do Congresso do norte de Phoenix, antes de se aposentar no final de seu oitavo mandato em janeiro de 2011. Atualmente, ele é sócio do escritório de advocacia Phoenix de Polsinelli PC.

Matt Salmon

Matt Salmon, 60, serviu por dois mandatos no Senado do estado do Arizona antes de duas passagens pela Câmara dos Representantes dos EUA - de 1995 a 2001 e de 2013 a 2017 - em um distrito baseado em Mesa, Arizona. Mais tarde, ele se tornou vice-presidente para assuntos governamentais na Arizona State University.

Karrin Taylor Robson

Karrin Taylor Robson é uma líder empresarial e advogada que fundou sua própria empresa de uso do solo. Ducey a indicou para o Conselho de Regentes estadual em junho de 2017.