Líderes da Malásia suspeitaram que o desaparecimento do MH370 foi 'assassinato-suicídio por piloto': Abbott

Falta MH370: 'Não direi quem disse o quê a quem, mas deixe-me reiterar, quero ser absolutamente claro, foi entendido nos níveis mais altos que isso foi quase certamente assassinato-suicídio do piloto.'

Em um documentário da Sky News que vai ao ar na quarta e quinta-feira, Abbott disse que altos funcionários malaios acreditam que o piloto veterano Zaharie Ahmad Shah abateu deliberadamente o jato.

O ex-primeiro-ministro australiano Tony Abbott disse que os 'altos escalões' do governo da Malásia há muito suspeitavam que o desaparecimento de um avião há quase seis anos foi um assassinato-suicídio em massa cometido pelo piloto. Abbott era primeiro-ministro quando o voo 370 da Malaysia Airlines transportando 239 pessoas desapareceu em 8 de março de 2014, durante um voo de Kuala Lumpur para Pequim.

A Austrália, trabalhando em nome da Malásia, coordenou o que se tornou a maior pesquisa da história da aviação, mas não conseguiu encontrar o avião antes de ser encerrada em 2017.

Meu entendimento muito claro, dos níveis mais altos do governo da Malásia é que desde muito, muito cedo, eles pensaram que era assassinato-suicídio cometido pelo piloto, disse Abbott, que foi o primeiro-ministro da Austrália de 2013-15.

Não vou dizer quem disse o quê a quem, mas deixe-me reiterar, quero ser absolutamente claro, foi entendido nos níveis mais altos que isso foi quase certamente assassinato-suicídio do piloto.

Um relatório de investigação independente liderado pela Malásia divulgado em 2018 disse que o curso do avião foi alterado manualmente, mas não identificou um suspeito e levantou a possibilidade de intervenção de terceiros. Os investigadores, no entanto, disseram que a causa do desaparecimento não poderia ser determinada até que os destroços e as caixas pretas do avião fossem encontradas.

O Ministério dos Transportes da Malásia não respondeu imediatamente às perguntas da The Associated Press sobre os comentários do ex-líder australiano.

A Malásia mudou de governo desde o desaparecimento do avião, depois que o primeiro-ministro Mahathir Mohamad depôs o governo liderado por Najib Razak, cujo partido governava a Malásia desde sua independência em 1957.

A família do piloto há muito nega que ele seja suicida. O relatório investigativo de 2018 disse que não havia evidência de comportamento anormal ou estresse nos dois pilotos e nenhum dos passageiros tinha treinamento de piloto.

Abbott disse não acreditar em teorias de conspiração centradas no governo da Malásia, dono da Malaysia Airlines.

Eu li todas essas histórias de que os malaios supostamente não queriam que a teoria do assassinato-suicídio fosse seguida porque estavam envergonhados por um de seus pilotos fazer isso. Não tenho razão para aceitar isso, disse ele.

Nesta foto de arquivo de 31 de março de 2014, o sucesso do HMAS é visto de um P3 Orion da Força Aérea Real da Nova Zelândia enquanto ambos procuram o vôo 370 da Malaysia Airlines desaparecido no sul do Oceano Índico, perto da costa da Austrália Ocidental. (AP Photo / Rob Griffith, Arquivo)

A busca liderada pela Austrália varreu 120.000 quilômetros quadrados (46.000 milhas quadradas) do sul do Oceano Índico e custou 200 milhões de dólares australianos ($ 150 milhões). Uma caçada privada pela empresa Ocean Infinity, sediada no Texas, posteriormente pesquisou mais de 96.000 quilômetros quadrados (37.000 milhas quadradas) de mar.

Os destroços que chegaram à costa no oeste do Oceano Índico foram confirmados como vindos do Boeing 777 desaparecido e indicavam uma vasta extensão do oceano onde o avião provavelmente caiu depois de ficar sem combustível.

Austrália, Malásia e China concordaram em 2016 que uma busca oficial só seria retomada se os três países tivessem evidências confiáveis ​​que identificassem um local específico para os destroços. A maioria dos passageiros era chinesa.

Abbott acreditava que uma nova investigação era necessária.

Vamos supor que foi assassinato-suicídio do piloto e se houver alguma parte desse oceano que poderia ter sido alcançado naquela base que ainda não foi explorada, vamos sair e explorá-la, disse ele.