Marco Rubio desiste da corrida presidencial depois de perder a Flórida para Donald Trump

Trump conquistou uma vitória massiva na Flórida, que chamou de sua segunda casa, ao obter o apoio de 45,5 por cento dos votos contados, enquanto Rubio ficou em um distante segundo lugar com 27,1 por cento dos votos.

marco rubio, marco rubio quits, campanha de marco rubio, donald trump, rubio florida, eleições dos EUA, corrida das eleições presidenciais dos EUA, eleições dos EUA de 2016, notícias do mundo, notícias da América, notícias dos EUASenador Marco Rubio dos Estados Unidos. (Fonte: Agência)

O senador dos EUA, Marco Rubio, desistiu da corrida presidencial depois de sofrer uma derrota humilhante nas mãos do candidato republicano Donald Trump em seu estado natal, a Flórida.

[postagem relacionada]

Rubio, que até então havia vencido as primárias em Minnesota, Porto Rico e Washington DC e tinha 163 delegados, estava apostando fortemente em uma vitória na Flórida. Mas a margem de vitória de Trump de mais de 400.000 colocou cortinas para baixo em sua ambição presidencial.

O senhor de 44 anos foi endossado por um número máximo de líderes partidários, governadores, senadores e parlamentares. Os líderes índio-americanos Bobby Jindal, o ex-governador da Louisiana e Nikki Kaley, o governador da Carolina do Sul, estavam entre os líderes republicanos proeminentes a apoiar Rubio.

Em seu discurso em Miami, na Flórida, Rubio reconheceu que o país está no meio de uma tempestade política - o Tsunami. A América está no meio de uma verdadeira tempestade política, disse ele.

Este é o caminho certo para o nosso partido, para o nosso país. Mas depois desta noite, é claro que, embora estejamos do lado certo este ano, não estaremos do lado vencedor, disse Rubio.

Embora este possa não ter sido o ano para uma mensagem de esperança ou otimista sobre nosso futuro, ainda continuo esperançoso e otimista com relação aos Estados Unidos, disse o senador da Flórida.

Observando que não era plano de Deus que eu fosse o presidente em 2016, Rubio exortou seus conterrâneos a não desistir do sentimento de otimismo que ele tentou empurrar.

Peço ao povo americano que não ceda ao medo, não ceda à frustração, disse ele.

Notavelmente, Rubio não está concorrendo à reeleição de sua cadeira no Senado. Seu mandato termina em janeiro de 2016. Antes de desistir da corrida, Rubio não indicou para quem apoiaria na corrida presidencial republicana, mas definitivamente não Trump.

Enquanto ele anunciava o abandono da corrida, seus apoiadores diziam Não, Não, Não e alguns outros lhe pediam para ir à Convenção.

Rubio disse que este não é o seu momento, mas que continuará lutando pelos direitos do povo de seu país.

Escolhi um caminho diferente e estou orgulhoso disso.

Em um ano como este, teria sido a maneira mais fácil de vencer, mas não é o melhor para a América, disse ele.

Não havia nada mais que você pudesse ter feito, disse ele a seus apoiadores.

Em seu discurso impressionante, Rubio acusou o establishment político de não dar atenção às verdadeiras frustrações dos eleitores conservadores.

Rubio disse que durante o início de 2007-2008, quando o país enfrentou uma grande crise econômica, os eleitores repetidamente mostraram seu completo desprezo pelos políticos, começando antes mesmo da onda de tea party de 2010 que elegeu Rubio.

Mesmo assim, suas preocupações não foram ouvidas e seus líderes precisam fazer melhor.

Eu entendo todas essas frustrações e, ainda assim, quando decidi me candidatar à presidência, decidi fazer uma campanha realista em todos esses desafios.

Do ponto de vista político, a coisa mais fácil de se ter feito nesta campanha é pular sobre todas essas angústias, disse Rubio.

Rubio disse nos últimos 11 meses que tem se empenhado em reduzir a divisão entre o Partido Republicano e o país.

Porque eu sei que depois de oito anos de Barack Obama, esta nação precisa de um movimento conservador vibrante e crescente e precisa de um partido republicano forte para mudar a direção deste país agora ou muitas das coisas que estão dando errado na América se tornarão permanentes, e muitas das coisas que nos tornam um país especial terão desaparecido.

Os Estados Unidos precisam de um movimento conservador vibrante, mas baseado em princípios e ideias, não no medo, na raiva, nem na caça às frustrações das pessoas. Um movimento conservador que acredita nos princípios de nossa Constituição, que protege nossos direitos e limita o poder de governo, disse Rubio.

Um movimento conservador comprometido com a causa da livre empresa, o único modelo econômico onde todos podem escalar sem que ninguém caia.

Um movimento conservador que acredita em uma forte defesa nacional e um movimento conservador que acredita nos fortes valores judaico-cristãos que estão na formação de nossa nação, disse ele em meio a aplausos.

Rubio disse a seus apoiadores que eles também precisam de um novo estabelecimento político no Partido Republicano.

Não é aquele que menospreza as pessoas que vivem fora do Distrito de Columbia, não diz aos jovens que eles precisam esperar a sua vez e aguardam na fila, e não está mais interessado em ganhar eleições do que em resolver problemas ou permanecer por princípios.

Esta é a campanha que realizamos. Uma campanha realista quanto aos desafios que enfrentamos, mas otimista quanto às oportunidades que temos pela frente. Uma campanha que reconhece as dificuldades que enfrentamos, mas também que acredita que realmente estamos à beira de um novo século americano e uma campanha para ser presidente que amaria a todos os americanos, mesmo aqueles que não te amam de volta , Disse Rubio.

Este é o caminho certo para o nosso partido. Este é o caminho certo para o nosso país. Mas depois desta noite, é claro que enquanto estivermos do lado certo, este ano, não estaremos do lado vencedor, acrescentou.