Moscou condena veementemente ataques aéreos dos EUA na Síria

'Pedimos o respeito incondicional da soberania e integridade territorial da Síria', disse a porta-voz do ministério Maria Zakharova.

Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, ataques aéreos dos EUA na Síria, Joe Biden, ataques aéreos dos EUA, EUA-Síria, militares dos EUA, militares apoiados pela Síria, notícias mundiais, expresso indianoA estatal síria Ekhbariya TV disse que os ataques ocorreram ao amanhecer contra vários alvos perto da fronteira entre a Síria e o Iraque. (Arquivo)

Moscou condena veementemente os ataques aéreos dos EUA na Síria contra instalações pertencentes ao que o Pentágono disse serem milícias apoiadas pelo Irã, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia na sexta-feira.

Condenamos veementemente essas ações, disse a porta-voz do ministério Maria Zakharova. Apelamos ao respeito incondicional da soberania e integridade territorial da Síria.

O presidente dos EUA, Joe Biden, na quinta-feira, dirigiu ataques aéreos militares dos EUA no leste da Síria contra instalações pertencentes ao que o Pentágono disse serem milícias apoiadas pelo Irã, em uma resposta calibrada aos ataques de foguetes contra alvos dos EUA no Iraque.

As greves pareciam ter alcance limitado, reduzindo potencialmente o risco de escalada. Não ficou claro que dano foi causado.

A estatal síria Ekhbariya TV disse que os ataques ocorreram na madrugada contra vários alvos perto da fronteira síria-iraquiana, e citou uma fonte médica em um hospital na área e outras fontes locais não especificadas dizendo que 17 pessoas foram mortas.

Esse número não pôde ser confirmado de forma independente. A decisão de Donde de atacar apenas na Síria e não no Iraque, pelo menos por enquanto, dá ao governo do Iraque algum espaço para respirar enquanto realiza sua própria investigação sobre um ataque de 15 de fevereiro que feriu americanos.

Sob a orientação do presidente (Joe) Biden, as forças militares dos EUA no início desta noite realizaram ataques aéreos contra a infraestrutura utilizada por grupos militantes apoiados pelo Irã no leste da Síria, disse o porta-voz do Pentágono John Kirby em um comunicado.

O presidente Biden agirá para proteger o pessoal da American e da Coalizão. Ao mesmo tempo, agimos de maneira deliberada com o objetivo de desacelerar a situação geral no leste da Síria e no Iraque, disse Kirby.

Leitura|EUA realizam ataques aéreos contra instalações de milícias apoiadas pelo Irã na Síria: Pentágono

Ele disse que os ataques destruíram várias instalações em um ponto de controle de fronteira usado por vários grupos militantes apoiados pelo Irã, incluindo Kata'ib Hezbollah e Kata'ib Sayyid al-Shuhada. Após os ataques aéreos, os ministros das Relações Exteriores do Irã e da Síria falaram e sublinhou a necessidade do Ocidente de aderir às resoluções do Conselho de Segurança da ONU em relação à Síria, disse o site do governo iraniano Dolat.ir.

Uma autoridade dos EUA, falando sob condição de anonimato, disse que a decisão de realizar os ataques visava enviar um sinal de que, embora os Estados Unidos quisessem punir as milícias, não queriam que a situação se transformasse em um conflito maior. oficial disse que Biden foi apresentado com uma gama de opções e uma das respostas mais limitadas foi escolhida.

Michael McCaul, o principal republicano no comitê de relações exteriores da Câmara dos Representantes, disse que os ataques lembram ao Irã, seus representantes e nossos adversários ao redor do mundo que ataques aos interesses dos EUA não serão tolerados.

Suzanne Maloney, do instituto de estudos Brookings Institution, declarou os ataques uma boa jogada no Twitter, dizendo que eles mostraram que o governo Biden poderia negociar com o Irã no acordo nuclear e reagir contra as milícias apoiadas por Teerã.

Os ataques com foguetes contra as posições dos EUA no Iraque foram realizados enquanto Washington e Teerã buscam uma maneira de retornar ao acordo nuclear de 2015 abandonado pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump. Não estava claro como, ou se, o ataque poderia afetar os esforços dos EUA para persuadir O Irã volta a negociar para que ambos os lados retomem o cumprimento do acordo.

No ataque de 15 de fevereiro, foguetes atingiram a base militar norte-americana localizada no Aeroporto Internacional de Erbil, na região administrada pelos curdos, matando um empreiteiro não americano e ferindo vários empreiteiros americanos e um membro do serviço dos Estados Unidos.

Outra salva atingiu uma base que hospedava as forças dos EUA ao norte de Bagdá dias depois, ferindo pelo menos um empreiteiro. Os rockets na segunda-feira atingiram a Zona Verde de Bagdá, que abriga a Embaixada dos EUA e outras missões diplomáticas. O grupo Kata'ib Hezbollah, um dos principais grupos milicianos iraquianos alinhados ao Irã, negou qualquer participação nos ataques com foguetes.

Algumas autoridades ocidentais e iraquianas dizem que os ataques, muitas vezes reivindicados por grupos pouco conhecidos, estão sendo realizados por militantes com ligações ao Kata'ib Hezbollah como uma forma de os aliados iranianos perseguirem as forças dos EUA sem serem responsabilizados. Desde o final de 2019, o Os Estados Unidos realizaram ataques de alto nível contra o Kata'ib Hezbollah no Iraque e na Síria em resposta a ataques de foguetes às vezes mortais contra forças lideradas pelos EUA.

Sob a administração Trump, a escalada de idas e vindas alimentou tensões, culminando na morte do líder militar iraniano Qassem Soleimani nos EUA e em um ataque de míssil balístico iraniano de retaliação contra as forças dos EUA no Iraque no ano passado.