Novas espécies de humanos antigos descobertas nas Filipinas

A descoberta mais recente desafia a ideia bastante direta da evolução humana. Com a nova descoberta, fica claro que os homo sapiens estavam definitivamente coexistindo com outras espécies humanas em outras partes do globo.

espécie humana antiga, filipinas, Homo luzonensis, luzon, homo sapiens, evolução humana, notícias das filipinas, notícias do mundo, Indian ExpressA caverna Callao na ilha de Luzon, nas Filipinas, é vista em uma vista tirada da parte traseira da primeira câmara da caverna, onde os fósseis da espécie hominínea recém-identificada Homo luzonensis foram descobertos. (Reuters)

Os ramos já emaranhados da evolução humana têm um novo desenvolvimento. Uma nova espécie de humano antigo foi descoberta em uma caverna nas Filipinas. Escavado na caverna Callao na ilha de Luzon, o espécime se chama Homo luzonensis e é datado de 67.000 anos atrás. O relatório da descoberta foi publicado na revista Nature na quarta-feira com o título 'Uma nova espécie de Homo do Pleistoceno Superior das Filipinas'. O relatório afirma que a descoberta é a 'evidência direta mais antiga da presença humana nas Filipinas'.

A descoberta mais recente desafia a ideia bastante direta da evolução humana. A narrativa tradicional sugere que o homo sapiens evoluiu da antiga espécie de homo erectus na África e se dispersou de lá há cerca de 50.000 anos. Com a nova descoberta, fica claro que os homo sapiens estavam definitivamente coexistindo com outras espécies humanas em outras partes do globo.

espécie humana antiga, filipinas, Homo luzonensis, luzon, homo sapiens, evolução humana, notícias das filipinas, notícias do mundo, Indian ExpressDentes superiores direitos de um indivíduo da espécie recém-identificada Homo luzonensis, encontrada na Caverna Callao na Ilha Luzon. (Reuters)

A escavação resultou em sete dentes, dois ossos de mão, três ossos de pé e um osso de coxa indicando a presença de dois adultos e uma criança. Os fósseis sugerem que a espécie tinha menos de 1,2 m de altura e possivelmente até mais baixa do que outra espécie antiga chamada Homo floresiensis, às vezes chamada de hobbit.

Curiosamente, as escavações consistem em um osso curvo do dedo do pé muito semelhante à anatomia do Australopithecus, que se sabe ter existido na África cerca de 2-3 milhões de anos atrás. esses espécimes exibem uma combinação de características morfológicas primitivas e derivadas que é diferente da combinação de características encontradas em outras espécies do gênero Homo (incluindo Homo floresiensis e Homo sapiens) e garante sua atribuição a uma nova espécie, observa o relatório sobre a descoberta .

Também é um mistério como a espécie chegou à ilha de Luzon, uma vez que nunca foi conectada ao continente por uma ponte de terra. Os cientistas envolvidos na pesquisa agora estão pensando se chegaram à ilha por acidente ou se foi intencional.

Ainda outra questão crucial que os pesquisadores estão ponderando é o que causou a morte dessas primeiras formas de espécie humana.