Tribunal nigeriano rejeita a maioria das acusações de corrupção contra o presidente do Senado, Bukola Saraki

Tribunal da Nigéria, tribunal da Nigéria, presidente do Senado da Nigéria Bukola Saraki, Presidente da Nigéria Bukola Saraki, Bukola Saraki, World News, Latest World News, Indian Express, Indian Express NewsPresidente do Senado da Nigéria, Bukola Saraki (twitter)

O tribunal de apelação da Nigéria rejeitou na terça-feira 15 acusações de corrupção contra o presidente do Senado relacionadas a alegadas falsas declarações de bens, mas manteve três outras acusações contra ele. O mandato de três anos de Bukola Saraki como presidente da Câmara alta foi marcado por inúmeras acusações de má conduta e investigações, embora nenhuma tenha levado a condenações. As acusações originais estão relacionadas a alegações de que Saraki declarou falsamente seus bens quando era governador do estado de 2003 a 2011, das quais ele se declarou inocente.

Um Tribunal do Código de Conduta inocentou o presidente do Senado das acusações em junho, dizendo que o caso contra ele carecia de substância. O governo lançou um desafio legal que levou à decisão de terça-feira pelo tribunal de apelação de que Saraki deveria ser julgado novamente pelo tribunal em três das 18 acusações contra ele. As três acusações estão relacionadas à aquisição de duas casas por Saraki em Ikoyi, um bairro nobre na metrópole comercial de Lagos, no sul.

O recurso foi rejeitado em parte em relação às outras 15 acusações, disse a juíza, Tinuade Akomolafe-Wilson, no tribunal de apelação na capital Abuja. O campo do presidente do Senado negou anteriormente qualquer irregularidade e na terça-feira emitiu um comunicado no qual afirmava que Saraki havia saído vitorioso devido às 15 acusações terem sido retiradas.

Os detalhes completos do julgamento das três últimas acusações contra Saraki não foram divulgados e serão tratados por seus advogados assim que o forem, disse o presidente do Senado em um comunicado. Saraki concorreu sem oposição ao cargo de presidente do Senado, principalmente com o apoio da oposição. Ele não era o candidato preferido do partido no poder, o que gerou tensões em seu relacionamento com o presidente Muhammadu Buhari. O presidente do Senado tem sido perseguido por processos judiciais desde que assumiu o cargo.

Em outubro de 2016, Saraki foi inocentado de alterar as regras do Senado para ser eleito e, em março deste ano, os legisladores o inocentaram de qualquer delito devido a alegações de que ele tentou fugir do pagamento de taxas alfandegárias sobre um carro.