Governo de Oli perde voto de confiança, Nepal enfrenta nova turbulência

Fontes disseram que a ação do presidente de prorrogar a Câmara dá ao K P Oli uma oportunidade para permanecer no controle enquanto contorna a Câmara.

O primeiro-ministro do Nepal, K P Sharma Oli.

O presidente do Nepal, Bidhya Devi Bhandari, na segunda-feira prorrogou o parlamento do país depois que o governo chefiado pelo primeiro-ministro K P Oli perdeu um voto de confiança após vários meses de disputas entre facções dentro do partido no poder.

O voto de confiança depositado por Oli perante os 271 membros da Câmara dos Representantes garantiu 93 votos a favor e 124 contra.

Pelo menos 28 dissidentes do Partido Comunista do Nepal - Leninista Unificado (NCP-UML), incluindo os ex-primeiros-ministros Jhalanath Khanal e Madhav Kumar Nepal, se abstiveram de votar e provavelmente perderão suas cadeiras na Câmara por desafiar o chicote do partido.

Na noite de segunda-feira, o presidente da Câmara enviou uma carta ao presidente, informando que Oli perdeu a maioria da Câmara. Oli também se encontrou com o presidente separadamente. Fontes disseram que a decisão do presidente de prorrogar a Câmara dá a Oli uma oportunidade para permanecer no controle enquanto contorna a Câmara.

A sorte de Oli está diminuindo desde dezembro do ano passado, quando ele conseguiu que o presidente dissolvesse unilateralmente a Câmara. O presidente também anunciou novas eleições em abril e maio. No entanto, a casa dissolvida foi reintegrada pela Suprema Corte no início deste ano.

Na semana passada, o Partido Comunista do Nepal (Centro Maoísta) - uma facção-chave liderada por Pushpakamal Dahal Prachanda - retirou o apoio ao governo, deixando-o sem maioria na Câmara. O partido disse que o governo Oli violou a Constituição e que suas atividades recentes representam uma ameaça ao processo democrático e à soberania nacional.

Na segunda-feira, movendo uma moção para o voto de confiança, Oli disse que era uma pena que um governo que trabalhou incansavelmente para o desenvolvimento do país e construção da nação esteja sendo alvo de interesses estreitos e partidários.

Líderes proeminentes, incluindo Sher Bahadur Deuba do Congresso do Nepal e Prachanda, culparam Oli por sua falha em lidar com o surto de Covid que aumentou nas últimas semanas. Eles disseram que a corrupção e os escândalos bloquearam o fornecimento de vacinas da Índia em tempo hábil.

No mês passado, o Nepal noticiava cerca de 100 casos por dia. Em 10 de maio, 9.271 pessoas testaram positivo e 139 outras sucumbiram à Covid.

O Nepal também foi um dos beneficiários da diplomacia de vacinas da Índia, com 2,4 milhões de doses enviadas até agora.

Na Índia, a última reviravolta política está sendo acompanhada com grande interesse, especialmente depois de uma queda nas relações bilaterais após a disputa de fronteira no verão passado sob a liderança de Oli.

A inauguração da Índia de uma nova estrada de Dharchula a Lipulekh na rota Mansarovar Yatra irritou o governo Oli, que publicou um novo mapa do Nepal, acrescentando a ele uma área de 370 km2 na junção do Nepal, Índia e China (Tibete), que a Índia mantém como seu território.

Uma emenda à Constituição foi aprovada pelo parlamento do Nepal para legitimar a alteração do mapa do país com a adição de Kalapani, Lipulekh e Limpiyadhura. A aprovação do projeto de lei e o novo mapa levaram ao colapso da comunicação entre os dois países.