A polícia da Filadélfia atirou fatalmente em um homem negro que, segundo eles, tinha uma faca

Tiroteio na Filadélfia, tiroteio em homem negro na Filadélfia, protesto contra a questão da vida negra, homem negro da polícia dos EUA morto, notícias do mundo expresso indianoA polícia cerca um homem após persegui-lo durante um protesto violento depois que a polícia atirou e matou um homem negro de 27 anos em uma rua da Filadélfia na terça-feira, 27 de outubro de 2020. (AP)

(Escrito por Azi Paybarah)

A polícia da Filadélfia matou na segunda-feira um homem negro de 27 anos que, segundo eles, estava armado com uma faca, desencadeando protestos e confrontos violentos horas depois.

O prefeito Jim Kenney disse que o tiroteio, que foi parcialmente capturado em vídeo por um espectador, levantou questões difíceis que devem ser respondidas, e o comissário de polícia prometeu uma investigação.

Na noite de segunda-feira, os manifestantes marcharam pelo oeste da Filadélfia, e um vídeo postado nas redes sociais apareceu para mostrar a polícia entrando em confronto com os manifestantes. Trinta policiais ficaram feridos, na maioria dos casos por tijolos e pedras atirados pelos manifestantes, o sargento. Eric Gripp, porta-voz do Departamento de Polícia da Filadélfia, disse na terça-feira. Uma policial foi tratada em um hospital por causa de uma perna quebrada depois de ser atropelada por uma caminhonete, disse ele.

O tiroteio ocorreu por volta das 16h, quando a polícia respondeu a uma denúncia de um homem armado com uma faca. Um vídeo postado nas redes sociais mostra o homem, posteriormente identificado por um vereador como Walter Wallace Jr., caminhando para a rua enquanto as pessoas gritam e dois policiais apontam suas armas para ele.

Um policial deita-se no chão antes de ser colocado em uma ambulância na 52nd Street em West Philadelphia na madrugada de terça-feira, 27 de outubro de 2020. (Tim Tai / The Philadelphia Inquirer via AP)

Em um ponto, Wallace, que está a vários metros de distância dos policiais no vídeo, caminha em direção a eles enquanto eles se movem rapidamente para trás. A câmera aponta para o chão quando cerca de uma dúzia de tiros são ouvidos.

A câmera se move rapidamente quando Wallace cai no chão e as pessoas correm em sua direção, incluindo os policiais.

Mano, eles acabaram de matá-lo na minha frente, um homem pode ser ouvido dizendo. Vocês não precisam dar tantos tiros nele.

Gripp disse ao Inquirer que os oficiais ordenaram que Wallace largasse a faca e que ele avançou em direção aos oficiais. Depois que os policiais atiraram em Wallace, um deles o levou ao Penn Presbyterian Medical Center, disse ele.

Kenney, o prefeito, disse que tinha falado com a família de Wallace para ouvir suas preocupações em primeira mão e responder a suas perguntas na medida do possível.

A comissária de polícia da cidade, Danielle Outlaw, disse em um comunicado, eu reconheço que o vídeo do incidente levanta muitas questões.

Em um comunicado, a vereadora que identificou Wallace, Jamie Gauthier, disse que queria que a polícia liberasse imediatamente o vídeo da câmera do corpo dos policiais sobre o incidente. O público merece um relato completo e nítido do que aconteceu hoje, disse ela.