Papa Francisco e a homossexualidade na Igreja Católica: uma análise

Embora o Papa Francisco tenha endossado as uniões civis do mesmo sexo e os direitos LGBT +, ele continua a perpetuar a discriminação contra as pessoas LGBT + dentro do clero e dos leigos. O que está por trás da contradição?

Papa Francisco durante cerimônia inter-religiosa pela paz na Basílica de Santa Maria in Aracoeli, em Roma. (AP Photo / Gregorio Borgia)

Quem sou eu para julgar os gays? O Papa Francisco teria dito aos jornalistas em um vôo de volta do Rio de Janeiro para Roma, após uma retumbante Jornada Mundial da Juventude em julho de 2013.

Sete anos depois, o pontífice voltou ao polêmico assunto da homossexualidade na Igreja Católica. Em Francesco, um novo documentário de Evgeny Afineevsky sobre o papa, ele diz: Os homossexuais têm o direito de ter uma família. Eles são filhos de Deus e têm direito a uma família. Ninguém deve ser expulso ou miserável por isso.

Ninguém? Até padres e crentes católicos? O que é certo é que a abordagem da Igreja Católica em relação à homossexualidade está cheia de contradições e padrões duplos. Afinal, o mesmo papa que agora endossou as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O mesmo papa que diz que as pessoas não devem ser infelizes por causa de sua orientação sexual é contra a entrada de gays no clero.

Pelo menos o papa é consistente em sua inconsistência. Quando serviu como arcebispo de Buenos Aires de 1998 a 2013, ele fez campanha por uniões civis de pessoas do mesmo sexo - mas principalmente para ajudar a impedir que pessoas LGBT + tivessem o direito de se casar. Sua estratégia saiu pela culatra: em 2010, a Argentina se tornou o primeiro país latino-americano a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Muitos países ao redor do mundo fizeram a mesma escolha na década seguinte, incluindo a Alemanha em 2017.

Não há lugar para homossexualidade na Igreja Católica

Dentro da Igreja Católica, no entanto, a homossexualidade permanece um tabu. Em outubro de 2015, o papa demitiu um padre polonês gay que havia se apresentado de forma espetacular pouco antes de uma reunião importante sobre a família.

Vaticano, computadores do Vaticano hackeados, Vaticano fala com a China, hackers chineses do Vaticano, China fala do Vaticano, Indian ExpressPapa Francisco entrega sua bênção da janela de seu estúdio com vista para a Praça de São Pedro durante a oração do Angelus, no Vaticano, domingo, 19 de julho de 2020. (AP)

Em 2018, em uma série de conversas com o missionário espanhol Fernando Prado publicadas sob o título A força de uma vocação: a vida consagrada hoje, o pontífice disse que não havia espaço para a homossexualidade na Igreja Católica. Por isso, a Igreja exorta a que as pessoas com esta tendência enraizada não sejam aceites no ministério (sacerdotal) ou na vida consagrada, afirmou.

Na Alemanha, porém, o Comitê Central dos Católicos Alemães pediu que o poder das bênçãos não seja negado aos casais do mesmo sexo por anos. Estamos fazendo campanha para que um rito oficial de bênção de casais homossexuais seja desenvolvido, disse ele em um comunicado oficial em novembro de 2019.

Theo Hipp, um padre que mora na cidade de Mannheim, no sudoeste, acha que a última mudança do papa é uma tentativa de reviver a difícil conversa sobre a homossexualidade na Igreja Católica.

Se dependesse dele, o Papa Francisco diria que todo padre e pastor tem que se levantar para que os homossexuais tenham o direito de viver com dignidade e com proteção legal, disse Hipp. No entanto, essa postura teria efeitos abrangentes tanto na Igreja Católica quanto no mundo da política.

Hipp está muito familiarizado com o funcionamento da Igreja Católica em nível internacional. Ele prepara padres que vieram trabalhar na Alemanha por falta de clero alemão. Eles vêm de todo o mundo, de lugares como Polônia, Brasil, Índia e Tanzânia.

Muitos católicos na África, na Ásia, não estão prontos para aceitar a homossexualidade

Metade dos estimados 1,3 bilhão de católicos do mundo vivem nas Américas, particularmente na América Latina. Embora 20% da população da Europa se considere católica, esse número está em declínio. No entanto, de acordo com a agência de notícias do Vaticano, Agenzia Fides, há um número crescente de católicos na Ásia e particularmente na África, onde cerca de 18% da população é católica.

Mas é nessas crescentes comunidades católicas na Ásia e na África que as palavras recentes do papa têm sido menos bem-vindas, disse Hipp. Os católicos africanos, ou cristãos no Oriente Médio, explodem quando alguém diz que as parcerias do mesmo sexo devem ser iguais ao casamento, disse ele, acrescentando que eles - como o papa - não estão prontos para aceitar totalmente a homossexualidade na Igreja Católica .

Apesar da oposição fundamental de dogmáticos no Vaticano e líderes conservadores na Ásia e na África, Hipp acha que é importante que a Igreja continue a debater a questão da homossexualidade.

Isso levará a um processo de esclarecimento que deixa claro que na igreja também somos responsáveis ​​pela desumanidade com o nosso dogmatismo, disse ele, acrescentando: É bom que não tenhamos nenhum poder político.

Alexander Vogt, o chefe do grupo que representa os interesses lésbicos e gays dos partidos conservadores CDU e CSU no parlamento alemão, pode concordar com isso. Ele disse a DW que estava muito feliz com as últimas palavras do papa, dizendo que era algo que esperamos por muito tempo.

Ele fez uma ou outra observação no passado que mostrou pelo menos que ele é compassivo para com gays e lésbicas, disse Vogt. Senti imediatamente [que há] esperança de algumas palavras de arrependimento sobre o sofrimento e a dor que os ensinamentos da igreja têm causado nos últimos séculos para gays e lésbicas.

Este artigo foi traduzido do alemão.