O candidato republicano ao Congresso Greg Gianforte acusado de agredir repórter

Ben Jacobs, correspondente político do jornal Guardian, disse que Greg Gianforte 'o corpo bateu' nele, quebrando seus óculos, em um evento de campanha

ben jacobs, ben jacobs agredido, Greg Gianforte agride jornalista, repórter agredido, guardião repórter agredido, repórter dos EUA agredido, jornalista agredido, notícias americanas, notícias mundiais, últimas notícias, expresso indianoO candidato republicano ao Congresso de Montana, Greg Gianforte. (Fonte: Twitter / Greg Gianforte)

O candidato republicano ao Congresso de Montana, Greg Gianforte, foi acusado de agredir fisicamente um repórter durante a campanha na quarta-feira, véspera de uma eleição especial para ocupar a única cadeira do estado na Câmara dos Deputados dos EUA.

Ben Jacobs, correspondente político da edição americana do jornal Guardian, disse em uma postagem no Twitter e em uma entrevista para a televisão que o corpo de Gianforte o espancou, quebrando seus óculos, em um evento de campanha em Bozeman.

O incidente, coroando uma campanha vista como um possível termômetro para as corridas parlamentares do próximo ano, ocorreu enquanto Jacobs tentava perguntar a Gianforte sobre saúde, de acordo com uma fita de áudio capturada por Jacobs e exibida nas redes de televisão a cabo MSNBC e CNN.

A repórter do canal Fox News, Alicia Acuna, que disse que ela e sua equipe estavam na sala se preparando para entrevistar Gianforte, escreveu que viu Gianforte quando ele agarrou Jacobs pelo pescoço com as duas mãos e o jogou no chão.

Acuna, seu produtor de campo e fotógrafo, então assistiu incrédula enquanto Gianforte começava a socar (Jacobs) enquanto ele se movia para cima do repórter.

A campanha de Gianforte não negou a alegação de Jacobs, mas rebateu em sua própria declaração de que Jacobs instigou uma altercação invadindo o escritório do candidato, empurrando um dispositivo de gravação em seu rosto e começou a fazer perguntas insistentes.

Depois de pedir a Jacobs para baixar o gravador, Jacobs recusou, escreveu o porta-voz da campanha Shane Scanlon. Greg então tentou pegar o telefone que foi empurrado em seu rosto. Jacobs agarrou o pulso de Greg e girou para longe de Greg, empurrando os dois para o chão.

É lamentável que esse comportamento agressivo de um jornalista liberal tenha criado essa cena em nosso churrasco de voluntário de campanha, disse o comunicado.

Acuna contestou que Jacobs fosse o agressor.

Em nenhum momento qualquer um de nós que testemunhou esse ataque vimos Jacobs mostrar qualquer forma de agressão física contra Gianforte, escreveu Acuna em seu relato no site Fox News.

Entrevistado posteriormente no MSNBC, Jacobs disse que se retirou para um estacionamento após o confronto para chamar seu editor e a polícia. Ele disse que estava falando com o MSNBC de um hospital onde estava fazendo uma radiografia do cotovelo.

Inquérito lançado

O xerife do condado de Gallatin, Brian Gootkin, disse em uma entrevista coletiva à noite que os deputados estavam entrevistando Jacobs, obtiveram uma cópia de sua gravação e falaram brevemente com Gianforte no local antes de sua partida.

Gootkin disse que nenhuma prisão foi feita e que o caso continua sob investigação.

Ele também disse que esperava entrevistar Gianforte e cinco outras pessoas que estavam na sala e que discutiriam o assunto na quinta-feira com o promotor local. Ele disse à CNN que o advogado de Gianforte havia entrado em contato com o gabinete do xerife.

Na fita de áudio de Jacobs sobre o incidente, Gianforte é ouvido gritando: Estou farto de vocês. O último cara que veio aqui, você fez a mesma coisa.

Depois que ruídos altos de luta são ouvidos, Gianforte grita repetidamente: Dê o fora daqui. Jacobs é ouvido dizendo: Você acabou de me bater com o corpo e quebrou meus óculos.

De acordo com a fita, o confronto começou quando Jacobs tentou perguntar a Gianforte se ele apoiava um projeto de reforma da saúde republicano depois que o Escritório de Orçamento do Congresso concluiu que a medida custaria 23 milhões de americanos com cobertura de seguro médico até 2026.

Outra repórter, Alexis Levinson, do BuzzFeed News, que estava do lado de fora do escritório, disse no Twitter que viu os pés de Jacobs voar no ar quando ele caiu no chão em meio a gritos e comoção.

Gianforte depois se aconchegou a portas fechadas com um assessor antes de deixar o evento de carro, disse ela.

O executivo de tecnologia Gianforte está concorrendo contra o democrata Rob Quist, um novato político que joga banjo e espera obter uma vitória surpreendente no estado de tendência republicana.

Uma vitória de Quist pode sinalizar problemas futuros para o presidente Donald Trump e seus companheiros republicanos, enquanto defendem sua maioria de 24 cadeiras na Câmara nas eleições de meio de mandato de 2018.

Quist e Gianforte estão disputando o lugar vago quando Trump, que venceu Montana por mais de 20 pontos percentuais, nomeou Ryan Zinke como secretário do Interior dos EUA.

Os republicanos ocupam o cargo há duas décadas e Gianforte ainda era o favorito. No entanto, ambos os lados dizem que a disputa está ficando mais acirrada, à medida que Quist se concentra nas críticas aos esforços republicanos para revogar e substituir a lei de saúde assinada pelo ex-presidente democrata Barack Obama, o Affordable Care Act, conhecido como Obamacare.