Motins, saques continuam na África do Sul, até 32 mortes

Muitas das mortes ocorreram em uma debandada caótica quando dezenas de pessoas saquearam alimentos, eletrodomésticos, bebidas e roupas de lojas, disse o premiê de KwaZulu-Natal, Sihle Zikalala, à imprensa na manhã de terça-feira.

Um policial e um soldado prendem um saqueador em um shopping center em Soweto, Joanesburgo, terça-feira, 13 de julho de 2021. Os distúrbios na África do Sul continuaram na terça-feira, com o número de mortos subindo para 32 enquanto a polícia e os militares lutam para reprimir a violência em Gauteng e KwaZulu-Natal províncias. A violência começou em várias partes de KwaZulu-Natal na semana passada, quando Zuma começou a cumprir uma sentença de 15 meses por desacato ao tribunal. (AP Photo / Themba Hadebe)

Os distúrbios na África do Sul continuaram na terça-feira, com o número de mortos subindo para 32 enquanto a polícia e os militares lutam para conter os saques e a violência nas províncias de Gauteng e KwaZulu-Natal.

Os eventos de ontem trouxeram muita tristeza. O número de pessoas que morreram só em KwaZulu-Natal é de 26. Muitas delas morreram por serem pisoteadas durante uma debandada enquanto as pessoas estavam saqueando itens, disse Zikalala.

Em Gauteng, a província mais populosa da África do Sul, que inclui a maior cidade, Joanesburgo, seis pessoas morreram, disseram as autoridades.

A polícia metropolitana ataca pessoas que participaram de um protesto, em um shopping center em Soweto, perto de Joanesburgo, terça-feira, 13 de julho de 2021. (AP)

O destacamento de 2.500 soldados para apoiar a polícia sul-africana ainda não parou o saque desenfreado, embora estejam sendo feitas prisões em algumas áreas de Joanesburgo, incluindo Vosloorus, no leste de Joanesburgo.

Os saques continuaram na terça-feira em shoppings de Joanesburgo em áreas de township, incluindo Jabulani Mall e Dobsonville Mall em Soweto. Também houve relatos de saques contínuos em centros em KwaZulu-Natal.

A violência começou em KwaZulu-Natal na semana passada como protestos contra a prisão do ex-presidente Jacob Zuma, que começou a cumprir uma pena de 15 meses por desacato ao tribunal. Ele foi condenado por desafiar uma ordem judicial para testemunhar perante um inquérito apoiado pelo estado que investigava alegações de corrupção durante seu mandato como presidente de 2009 a 2018.

Um policial observa suspeitos de saque presos em um shopping center em Soweto, perto de Joanesburgo, na terça-feira, 13 de julho de 2021, enquanto os saques e a violência continuam. (AP)

A violência esporádica pró-Zuma se transformou em uma onda de roubos criminosos em áreas pobres dos bairros das duas províncias, de acordo com testemunhas. Até agora, a ilegalidade não se espalhou para as outras nove províncias da África do Sul.

O Tribunal Constitucional, a mais alta corte do país, ouviu o pedido de Zuma para que sua sentença fosse rescindida na segunda-feira. O advogado de Zuma apresentou seus argumentos de que o tribunal superior cometeu erros ao condenar Zuma à prisão. Após 10 horas de depoimentos na segunda-feira, os juízes do tribunal disseram que estudariam os argumentos e anunciariam sua decisão em uma data posterior.