San Jose: manifestantes jogam ovos, socam apoiadores de Donald Trump em comício

O prefeito de San Jose, Sam Liccardo, criticou Trump por causar problemas com seus discursos inflamados e falar contra os mexicanos-americanos, enquanto aplaudia os esforços da polícia local para lidar com a situação explosiva.

Donald Trump, Trump Apoiadores, Protesto em San Jose, Trump Rally em San Jose, Trump Apoiadores espancados em San Jose, Departamento de Polícia de San Jose, Protesto violento em San Jose, Manifestantes ficam irritados em San Jose, Prefeito de San Jose critica Trump, World News, Dump Trump, San Jose Mob rallyOs manifestantes atacam um homem que eles erroneamente identificaram como partidário do candidato presidencial republicano Donald Trump do lado de fora de um comício de campanha de Trump na quinta-feira. (Fonte: AP)

Um grupo de manifestantes atacou os apoiadores de Donald Trump que estavam deixando o comício do candidato em San Jose na noite de quinta-feira. Uma dúzia ou mais de pessoas foram esmurradas, pelo menos uma pessoa foi atingida com um ovo e chapéus Trump agarrados de apoiadores foram incendiados no chão.

Não houve relatos imediatos de feridos ou prisões, mas a polícia declarou a reunião uma assembléia ilegal cerca de meia hora após o término da manifestação.

A multidão, que havia chegado a mais de 300 logo após o comício, havia diminuído significativamente, mas os que permaneceram, enchendo cerca de um quarteirão perto do Centro de Convenções de San Jose, estavam turbulentos e furiosos.

[posts relacionados]

Alguns bateram nos carros dos apoiadores de Trump quando eles saíram do rali e perseguiram os que estavam a pé para assustá-los.

A polícia estava mantendo distância da multidão enquanto as brigas se desenrolavam, mas evitando que se aproximassem do centro de convenções.

Nossos policiais têm feito um trabalho extremamente corajoso e profissional até agora, disse o prefeito de San Jose, Sam Liccardo, à Associated Press por telefone. Ainda estamos todos prendendo a respiração para ver o resultado desta situação perigosa e explosiva.

O prefeito criticou Trump por vir às cidades e desencadear problemas com os quais os departamentos de polícia locais tiveram que lidar.

Em algum momento, Donald Trump precisa assumir a responsabilidade pelo comportamento irresponsável de sua campanha, disse Liccardo.

A presumível indicada republicana falou por cerca de 50 minutos no comício, criticando a candidata democrata Hillary Clinton e chamando seu discurso sobre política externa no início do dia de patético e triste de assistir.

Os manifestantes antes do discurso incluíam Adam Rivas, um estudante universitário de 22 anos que nasceu e foi criado em San Jose, segurando uma placa pintada com spray que dizia Dump Trump.

Rivas disse que ficou particularmente perturbado com as observações de Trump sobre os mexicanos.

Para qualquer mexicano aqui que ele critica, há cerca de 20 mexicanos por aí que trabalham duro e apenas fazem seu trabalho, disse ele.

A apoiadora de Trump, Debbie Tracey, uma veterana da Marinha dos Estados Unidos de San Jose, ela veio ouvir Trump falar, ela saiu de seu rally com dois chapéus, uma camiseta e um punhado de placas que diziam Veterans for Trump.

Passando em frente a um muro de manifestantes, muitos cantando em espanhol, ela disse que apoiava o pedido de Trump por um muro ao longo da fronteira EUA-México.

Vou ajudar a construir o muro, porque se você vai vir para este país, terra de oportunidades, você deve estar aqui legalmente, disse ela.