Cientista por trás do N95 trabalha para tornar as máscaras reutilizáveis

Você conhece a ironia engraçada em tudo isso? Tsai disse ao The Indian Express de sua casa nos Estados Unidos. A tecnologia de carregamento que usei em 1992 para fazer o N95 capturar o vírus era chamada de 'carregamento Corona'.

coronavírus, coronavírus covid 19, covid 19, máscaras n 95 para coronavírus, máscaras n 95 reutilizáveis, podem mascarar prevenir coronavírus, máscaras para coronavírusComo as máscaras N95 só podiam ser usadas uma vez em ambientes vulneráveis ​​como hospitais antes de perder sua potência de parar vírus, o mundo se lembrou dele novamente. (Foto do arquivo)

Peter Tsai não conseguia dormir. O cientista taiwanês de 68 anos, mundialmente famoso como o homem por trás do atual respirador N95 - a última defesa contra o vírus Covid-19 para profissionais de saúde em todo o mundo - havia se aposentado no ano passado.

No entanto, em janeiro deste ano, ele foi inundado com e-mails e telefonemas que tinham um refrão comum: ele poderia sugerir uma maneira de tornar a máscara N95 reutilizável? Como as máscaras só podiam ser usadas uma vez em ambientes vulneráveis ​​como hospitais antes de perder sua potência de parar vírus, o mundo se lembrou dele novamente.

Leia | Explicado: novos motivos pelos quais as máscaras ajudam contra a Covid-19

Tsai decidiu sair da aposentadoria e agora acredita que resolveu o caso.

Você conhece a ironia engraçada em tudo isso? Tsai conta The Indian Express de sua casa nos EUA. A tecnologia de carregamento que usei em 1992 para fazer o N95 capturar o vírus era chamada de 'carregamento Corona'.

Agora, ele foi chamado para parar o coronavírus. A técnica que ele usou em 1992 foi a carga eletrostática nas microfibras da máscara que melhorou a eficiência do filtro dez vezes, permitindo que ele parasse os micróbios de tamanho inferior a um mícron.

Não consegui dormir quando as ligações e e-mails começaram a chover. Na verdade, nos últimos dois meses não dormi muito, mas agora acho que posso relaxar um pouco, diz Tsai.

Peter Tsai

O tratamento térmico é a melhor das soluções que descobri agora. Aqueça a máscara a 70 graus por 60 minutos. Isso deve desativar o vírus e tornar a máscara recuperável. Existem outras soluções, como vapor, etc, mas este aquecimento é a mais promissora. O FDA e outros estão examinando isso agora. Falou-se sobre o uso de raios ultravioleta, mas suspeito que isso pode degradar o material de polipropileno da máscara.

Leia | Lavar à disposição: tudo o que você precisa saber sobre máscaras faciais

Tsai pode ter decifrado o quebra-cabeça em pouco tempo, mas levou muito tempo para resolvê-lo em 1992. Cinco longos anos. Sabíamos que isso tinha a ver com o carregamento das microfibras na superfície da máscara e tentamos de tudo.

Tsai sempre encontrou uma saída para uma crise. Filho de um pobre agricultor de arroz, ele teve que lutar para atingir seus objetivos. Trabalhei cinco anos depois de me formar na faculdade em Taiwan em 1975. Não tínhamos muito dinheiro. Tive que economizar para viajar e estudar na América. Eu trabalhava na indústria têxtil em gestão da qualidade quando percebi que faltava trabalho de pesquisa e desenvolvimento ao país. Tudo o que fizemos foi produção; a tecnologia e o equipamento vieram do Japão, dos EUA ou da Europa. Fui estudar na Kansas State University.

Ele surpreendeu muitos lá ao se inscrever para 500 créditos, embora um aluno de PhD só precisasse de 90 créditos para se formar. Ele fez cursos em todo o espectro: engenharia mecânica, engenharia de materiais, engenharia elétrica, engenharia química, física e matemática. Eu queria uma boa base em matemática e me tornei assistente de ensino.

Essa curiosidade multidisciplinar mais tarde o ajudaria a fortalecer o respirador.

Eu não inventei a máscara N95. O método de cobrança que aumentou sua filtração é minha contribuição. Combinei duas tecnologias - sopro derretido e carga eletrostática - para produzir uma camada de tecido derretido que está no centro da máscara do respirador.

O sopro de fusão transforma as fibras em tecido não tecido com poros muito finos. A carga eletrostática fornece a carga elétrica da fibra que captura e interrompe os vírus e bactérias submícron. Meus respiradores iniciais eram para operários de construção e pintura e operários de pintura. Posteriormente, foi usado como máscara de saúde.

Agora é o maior escudo do mundo Covid-19. Em 2018, ele propôs o processo de hidro triboeletrificação para purificadores de ar. Você aplica o mesmo ao N95 para reduzir a metade de seu material e, o mais importante, ele aumenta a filtração dez vezes mais.

Tsai é um herói no mundo médico agora. Estou tão feliz que minha invenção ajudou a salvar vidas. Você sabe que alguns de meus amigos professores dizem brincando que eu deveria receber um prêmio Nobel. Você sabe o que eu digo a eles? Eu deveria receber o prêmio ‘NoBelly’, pois perdi toda a minha gordura estomacal devido a períodos de insônia nos últimos dois meses, diz ele.