O senador Al Franken pronto para lançar sagacidade para ajudar a unir os democratas por trás de Clinton

O ex-comediante do 'Saturday Night Live' 'estava determinado a se estabelecer como um senador sério depois de ganhar sua cadeira em Minnesota por uma margem estreita.

Sen. Al Franken, Hillary clinton, clinton, eleições nos EUA 2016, sábado à noite ao vivo, donald trump, trunfo-clinton, eleições nos EUA em 2016O senador Al Franken, D-Minn., Ri ao se encontrar com alunos do programa Close Up da St. Michael-Albertville High School em St. Michael, Minn., No Capitólio em Washington, 15 de junho de 2016. (Fonte : AP)

Durante anos, o senador Al Franken manteve uma de suas armas políticas mais potentes sob controle: sua inteligência.

O ex-comediante do Saturday Night Live estava determinado a se estabelecer como um senador sério depois de ganhar sua vaga em Minnesota por uma margem estreita. Então, depois de chegar ao Senado em 2009, ele abraçou a vida discreta de um legislador calouro, permitindo que seu nerd interior definhasse enquanto ele mergulhava na legislação e limitava seus contatos com a mídia aos repórteres do estado natal.

Esses dias estão acabando. Não é mais o novato de Washington, Franken ficou mais confortável com os holofotes políticos nacionais. E ele está pronto para usá-lo para ajudar a unir os democratas por trás de Hillary Clinton.

Franken é subestimado sobre seu perfil superior, houve rumores de que ele poderia ser uma escolha azarão para o vice-presidente. Acho que, à medida que a campanha avança, todos terão um papel maior. Acho que farei isso junto com muitos de meus colegas, Franken disse à Associated Press.

Mas os colegas democratas apreciam a ideia de Franken desencadeada.

[postagem relacionada]

Assistir ao vídeo: o que está fazendo notícia

Acho que ele é incrivelmente inteligente, mas acho que ele faz algo a Donald Trump que seria muito eficaz, que é fazer piada dele, disse o representante de Minnesota Keith Ellison.

Franken reconhece que tem uma habilidade especial.

Bem, você sabe que eu era um artista, então tendo a tornar meus eventos mais agradáveis ​​para o público, disse ele. Falo sério também, mas sei como falar para a multidão.

Franken ganhou fama como escritor de comédias e performer no Saturday Night Live. Mais tarde, ele apresentou um programa de rádio liberal na Air America e escreveu livros políticos atacando os conservadores, como Mentiras: e os mentirosos que lhes contam, Um olhar justo e equilibrado para a direita.

Quando Franken chegou a Washington, ele recebeu conselhos de um assessor de Clinton sobre como navegar na transição. Ele disse que se concentrou em ser um burro de carga, não um cavalo de exibição, e evitou os meios de comunicação nacionais. Eu queria que a mídia de Minnesota soubesse que não se tratava de me tornar uma figura nacional, mas de trabalhar para Minnesota, disse ele, e acho que agora eles sabem disso.

Ele se concentrou na ajuda para crianças, idosos, fazendeiros e nativos americanos. Entre suas realizações estava a inserção de uma cláusula na reforma do sistema de saúde do presidente Barack Obama que força as seguradoras a gastar até 85% dos prêmios diretamente com assistência médica.

Ele realmente atinge o cerne de muitas questões, disse o senador por Illinois Dick Durbin, o segundo democrata do Senado.

Franken abraçou sua vida como senador, mas admite que de vez em quando sente uma pontada de arrependimento pela vida que deixou para trás.

Eu realmente sinto falta de andar com pessoas engraçadas, ele disse.

Franken não foi capaz de se livrar de parte da bagagem do engraçadinho. Há uma rachadura que ele gostaria de aposentar definitivamente. Ele leu tantas variações de manchetes de Não é brincadeira! Franken é um senador! que ele tem um pôster pendurado em seu escritório mostrando muitas das referências.

E ele ainda consegue risos. Em um café da manhã para os constituintes, Franken contou a cerca de 150 pessoas reunidas em uma sala de audiência ornamentada sobre as origens do mingau de arroz selvagem que estavam comendo. Ele disse que foi desenvolvido por voyageurs franco-canadenses, primeiros colonizadores em Minnesota. Mas Franken questionou a autenticidade do creme no prato. Não sei sobre os voyageurs, disse ele. É tão difícil colocar uma vaca em sua canoa.

Homem compacto e enérgico, Franken leva a sério seu papel de guerreiro liberal, seguindo os passos do herói progressista Paul Wellstone, que ocupou a cadeira no Senado antes de morrer em um acidente de avião em 2002. Franken enfatiza seu apoio ao financiamento da saúde mental, melhor tratamento para o vício em substâncias, controle de armas mais rígido e mais apoio às famílias.

Franken foi um dos primeiros apoiadores de Clinton, que ele conhece há mais de 20 anos. Eles se conheceram quando ele trabalhava em material para os Clinton para um jantar de comédia em Washington. Ela fez campanha para ele em 2008. Ele insiste que ela tem um senso de humor bobo que nem sempre aparece.

Franken rapidamente minimiza os rumores de que ele poderia ser um candidato a vice-presidente. Ele ressaltou que, pelo que sabe, não está sendo avaliado para o trabalho.

Se Hillary Clinton viesse a mim e dissesse: 'Al, eu realmente preciso que você seja meu vice-presidente, para concorrer comigo', eu diria que sim, mas estou muito feliz com o trabalho que tenho agora, disse ele .

Sua agenda está ocupada. Até agora neste ano, Franken viajou para Wisconsin, New Hampshire, Michigan e Massachusetts por Clinton e fez campanha para pelo menos nove candidatos ao Senado.

Ainda assim, aqui está uma coisa que Franken não fez pela campanha: ele não escreveu falas engraçadas para Clinton.

Aprendi a não contar piadas, porque você só fica com o coração partido, disse ele.