Cingapura restaura templo hindu de 164 anos

Cingapura restaura templo hinduO icônico templo, um dos mais antigos de Cingapura, está passando por sua quarta renovação (no valor de cerca de SGD 4 milhões) desde que foi declarado Monumento Nacional pelo Conselho de Preservação de Monumentos de Cingapura em 1978. (Fonte: Thinkstock Images)

Vinte artesãos da Índia se juntaram a dezenas de devotos locais na restauração de um templo hindu de 164 anos, um monumento nacional declarado, aqui, em um projeto de quase Rs 20 crore. O trabalho está em andamento há mais de um ano no Templo Sri Srinivasa Perumal em Little India, onde os devotos compartilham um espaço sagrado com os artesãos e dezenas de outros trabalhadores. Um escultor-chefe e uma equipe de 19 artesãos altamente qualificados da Índia estão meticulosamente mantendo o esquema de cores do templo original, relatou o diário local ‘The Straits Times’. O maior desafio para a equipe de restauração é acomodar vários rituais, festivais e cerimônias enquanto o extenso trabalho está sendo feito.

O presidente do comitê de gestão do templo, Vellayappan Karruppiah, 73, chamou o templo de monumento vivo. Todos os dias acontecem poojas e grandes festivais durante os quais o trabalho é interrompido. O comitê de gestão tem que fazer um planejamento para que o trabalho seja concluído a tempo, e fico feliz em dizer que estamos dentro do cronograma, disse Karruppiah. As reformas atuais incluem: criar mais espaço para os devotos adorarem, pintar pinturas, murais e motivos religiosos, e re-condicionar estruturas como o rajagopuram (entrada da torre), pilares e vimanams (telhado do templo).

Uma nova instalação multifuncional para refeições abençoadas e cerimônias religiosas também foi adicionada. No final do processo de restauração, uma cerimônia elaborada para a ressanctificação do templo será conduzida por 39 sacerdotes em 22 de abril, uma data auspiciosa de acordo com o almanaque hindu. Cerimônias sagradas raras serão realizadas por mais de cinco meses. Acredita-se que os rituais trarão bondade e prosperidade para os devotos, comunidade e nação.

O icônico templo, um dos mais antigos de Cingapura, está passando por sua quarta renovação (no valor de cerca de 4 milhões de SGD) desde que foi declarado Monumento Nacional pelo Conselho de Preservação de Monumentos de Cingapura em 1978. As últimas três obras de renovação para o templo foi feito em 1979, 1992 e 2005. A restauração e ressanctificação dos templos hindus aqui são realizadas a cada 12 anos. O Hindu Endowments Board financia as obras e apelos por doações são feitos para complementar o custo.